16/04/15 13h29

Pantone amplia licenciamento de sua marca para fortalecer receita

Aposta para os próximos anos é a expansão em novas categorias relacionadas à decoração. E Grupo Pacha planeja abrir hotéis, resorts e restaurantes no Brasil

Brasil Econômico

As cores continuam a render bons frutos à americana Pantone. Famosa por suas paletas, as mais utilizadas pela indústria gráfica de todo o mundo, a empresa de Nova Jersey tem no licenciamento de produtos uma grande fonte de receitas. Ao todo, são mais de 30 itens licenciados, que vão de utilidades domésticas e artigos de papelaria a acessórios para eletrônicos e celulares, passando por óculos e outros acessórios de moda, que chegam a diversos países.

“Ter uma marca muito forte em um determinado segmento de atuação é essencial para quem pretende fazer extensões de linha. E a Pantone tem uma marca muito consolidada. Eles já estão empregando bem elasticidade da marca, que foi criada para uma área muito técnica”, explicou o sócio-diretor da SONNE Branding, Maximiliano Tozzini Bavaresco.

“A Pantone construiu uma notória reputação em um território de cor e criatividade, que envolve uma série de atributos de marca, e estudou quais são os outros segmentos de produto próximos a esse território. Depois de feito isso, ela pesquisou as características que as marcas que já atuavam nessas categorias têm, e criou as suas”, completou ele.

Segundo a Pantone, a grande aposta da marca para os próximos três anos é a expansão em novas categorias relacionadas à decoração, como artigos de cama e banho, além de papelaria e escritório — licenciamentos já tradicionais dela. Mais opções no setor automotivo e no segmento de beleza também estão no radar.

“Nós pensamos em estender nosso sistema de correspondência de cores de forma que, coordenado com outros sistemas, possamos combinar a pintura de uma sala de estar com todos os móveis dentro dela, por exemplo. Ou ajudar na escolha da sombra que melhor combine com um batom”, respondeu a companhia por e-mail.

Projetos como o Hotel Pantone — em Bruxelas, na Bélgica, e com diárias a partir de € 110 —, ainda não chegaram ao Brasil, que também não tem mais licenciamentos exclusivos — a empresa já assinou produtos brasileiros no passado. Mas os amantes das cores encontram cadernos, almofadas, mochilas, canecas e acessórios para smartphones, entre outros produtos com a assinatura da marca, no e-commerce oficial da Pantone, e em lojas como Fnac, Fast Shop e Saraiva, e de artigos de decoração.

Justamente os produtos da marca Pantone são uma das apostas da Geonav, fabricante de acessórios para eletrônicos, para entrar no segmento de moda em 2015. A empresa já tem forte presença no varejo de eletrônicos, em lojas como Apple Store, Fast Shop, Saraiva, Fnac e Submarino. O segredo é a distribuição dos produtos da Pantone — como capas, cabos com as cores da estação e carregadores portáteis —, também para outros segmentos, como a de acessórios de moda.

Grupo Pacha planeja hotéis, resorts e restaurantes

O grupo Pacha é outro que também aposta na extensão de sua atuação. Conhecida por suas boates e eventos, a marca trouxe para o Brasil uma linha de perfumes, licenciada pela Puig Brazil. O próximo passo é abrir por aqui hotéis, resorts e restaurantes — estes últimos com as submarcas “El Baile” e “Sweet Pacha”, que numa primeira fase serão integrados a hotéis.

O país foi escolhido para ser mercado-piloto para esses novos modelos por ser receptivo a marcas de estilo de vida e já ter uma alta porcentagem de conhecimento da Pacha. A empresa procura parceiros para investirem entre €30 milhões e €45 milhões nos seus projetos de hotéis urbanos e resorts.

“Tem sido uma evolução bastante natural estender a marca a outros produtos que mantenham o embasamento do nosso estilo. Desta forma, podemos proporcionar uma experiência de marca completa aos nossos públicos-alvo”, diz o diretor-geral de Marketing do Grupo Pacha, Marco Frisina. A ampliação da linha de perfumes no Brasil é outra prioridade.

Presente em Espanha, Brasil, Argentina, Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Portugal, Egito, Emirados Árabes Unidos e Polônia, o Grupo Pacha pretende ainda tirar do forno, em breve, projetos de licenciamento exclusivos para o mercado brasileiro. No mundo, a marca atua também em outros segmentos como acessórios e moda.