16/07/08 11h33

Para o Brasil, mais investimentos

O Estado de S. Paulo - 16/07/2008

Enquanto a matriz passa por dificuldades, a filial da GM no Brasil registra aumento de 32% nas vendas este ano, com 287,4 mil unidades, e prepara novo plano de investimentos para renovar toda sua linha de carros até 2012. Além do aporte de US$ 1 bilhão já anunciado - parte na produção de um novo carro em São José dos Campos e na construção da unidade de motores em Joinville -, "vamos fazer investimentos extras", avisa o presidente da GM brasileira, Jaime Ardila. "Temos suficiente liquidez para isso e não precisamos de nada da matriz". Ao contrário: desde 2007, a subsidiária envia dividendos à GM americana. No primeiro trimestre, a região liderada pelo Brasil lucrou US$ 517 milhões. Ardila considera realista o plano anunciado nos EUA. "Todas as medidas para gerar os US$ 15 bilhões são internas, sem necessidade de recorrer a empréstimos bancários".