22/06/21 12h12

Parceria auxilia empresas para a exportação

Jornal de Jundiaí

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), que capacita empresas para o processo de exportação de produtos e serviços, chega em Jundiaí por meio de uma parceria, sem custos ao município de Jundiaí, com a Faculdades Campinas (FACAMP). Serão ofertadas 200 vagas para empresas do município e da região. 

"Jundiaí está comprometida com o desenvolvimento sustentável das empresas instaladas na cidade, que auxiliam no fortalecimento da economia local e geram postos de trabalho. Atualmente, estamos em 95º lugar no ranking Brasil de exportações e em 23º no ranking do Estado. Em importações, assumimos o terceiro lugar no Estado e o sétimo no do Brasil. Temos uma ótima logística, o que nos permite abastecer a indústria brasileira e exportar produtos variados. Essa parceria vem ao encontro das ações adotadas para qualificação e apoio à comercialização internacional, especialmente em um momento de pandemia", destaca o prefeito Luiz Fernando Machado. 

A capacitação personalizada, com mediação dos técnicos da FACAMP, terá duração de 40 a 60 horas. Inicialmente, será feito um diagnóstico da gestão da empresa. Na sequência, um plano de trabalho que irá culminar no plano de exportação. Após implementada toda a metodologia do PEIEX, a empresa também passará a ter acesso a todos os produtos da APEX Brasil. 

"É mais uma oportunidade para as empresas terem uma capacitação e um diagnóstico gratuito com uma equipe qualificada, e com o apoio do município. O PEIEX é ideal principalmente para quem está começando a planejar suas exportações. Além de atuar para aumentar a empregabilidade, o empreendedorismo, os negócios e o comércio, temos trabalhado intensamente para fomentar a exportação", ressalta o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes. 

"Nesta época de pandemia faz-se necessário buscar novas oportunidades de negócios para as empresas jundiaienses. A exportação é um caminho pouco explorado pelas pequenas e médias empresas e, por meio desta parceria, elas têm a possibilidade de ver que esse é um caminho viável", acrescenta o assessor de cooperação internacional da Prefeitura, Sami Mansour. 

Retomada 

Atualmente, o município exporta em sua grande maioria partes e acessórios de veículos, além de bombas para líquidos e transformadores elétricos. Em 2020, o total exportado foi de cerca de 434 milhões de dólares. Para este ano, a estimativa é que ocorra crescimento anual de 10% a 12%. 

Jundiaí possui um parque industrial bastante diversificado, com mais de 160 multinacionais instaladas, atendendo não somente ao mercado doméstico, como ao internacional. Com o dólar, neste momento, favorável para a venda externa, o estímulo para exportação é benéfico. 

"Todo e qualquer apoio é sempre muito bem-vindo para estimular esses canais de exportação, e essas possibilidades que têm, principalmente para atender aos principais mercados parceiros que se relacionam conosco, como Argentina, Estados Unidos e a China, além dos países europeus que também recebem produtos de Jundiaí. A ação do poder público interagindo e qualificando o mercado para ficar apto, principalmente as pequenas e médias empresas é essencial para que essas empresas estimulem seus canais de exportação", detalha o gestor da Unidade de Governo e Finaças (UGGF), José Antonio Parimoschi. 

As empresas podem se inscrever para participar no Portal Jundiaí Empreendedora, dentro do ícone Exporta Mais: https://negocios.jundiai.sp.gov.br/apoio-ao-empreendedor/exporta-jundiai/qualifique-sua-empresa-para-exportar/ 

fonte: https://www.jj.com.br/jundiai/2021/06/125935-parceria-auxilia-empresas-para-a-exportacao.html