26/09/22 14h32

Parceria entre CNI e Embrapii oferece apoio à internacionalização de startups brasileiras

CNI

As selecionadas participarão de programa de internacionalização e conexão com empresas norte-americanas, com objetivo de estabelecerem negócios e alianças 

A parceria ocorre graças à cooperação da CNI com a SOSA, empresa global de inovação aberta. Robson Braga de Andrade, à esquerda, e diretor-presidente da Embrapii, José Luis Gordon, à direita 

Startups deeptechs brasileiras apoiadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e que desenvolveram produtos inovadores no mercado brasileiro terão agora a oportunidade de participar de um programa que permite incursão no mercado norte-americano. 

As empresas vão dialogar com potenciais parceiros, clientes e investidores internacionais, com a intenção de se estabelecer nos Estados Unidos e aprimorar as suas vantagens competitivas. A troca de experiências será possível a partir do acordo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Embrapii, assinado nesta sexta-feira (23), durante a Reunião de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), no Escritório da CNI em São Paulo. 

A parceria ocorre graças à cooperação da CNI com a SOSA, empresa global de inovação aberta.   

“Este é um importante acordo com uma das principais instituições de apoio à inovação do país. Ressalto que a Embrapii foi concebida aqui, no âmbito da MEI.”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, durante a Reunião da MEI.  

A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, enfatiza as vantagens dos participantes no programa: "Estamos empenhados em aumentar a competitividade das startups brasileiras por meio do Programa de Internacionalização de Startups CNI+SOSA. A parceria permitirá que elas façam conexões, se capacitem e consigam se instalar no ecossistema de inovação dos EUA, que tem grande potencial para contribuir com a inovação no Brasil", destaca. 

“A Embrapii quer se tornar referência de apoio às startups deeptechs. A parceria vai fomentar empresas que estejam em fase de crescimento e cuja instalação em um país estrangeiro possa representar uma alavancagem em seu plano de negócios”, destaca o diretor-presidente da Embrapii, José Luis Gordon. 

O que é o apoio? 

O programa vai selecionar quatro startups já apoiadas pela Embrapii e irá oferecer viagem aos Estados Unidos e participação em todas as atividades a um representante de cada empresa, proporcionando encontros de relacionamento e troca de ideias com possíveis parceiros. O cronograma de atividades prevê uma etapa inicial online, para definição de estratégias e capacitação em temas como marketing, construção de time e compliance para internacionalização. Em dezembro, haverá a fase presencial de até duas semanas, quando os participantes poderão conhecer mais do ecossistema de indústria e inovação dos Estados Unidos, para estabelecerem conexões com possíveis parceiros e investidores. 

fonte: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/internacional/parceria-entre-cni-e-embrapii-oferece-apoio-a-internacionalizacao-de-startups-brasileiras/