20/06/13 15h28

Parceria viabilizará polo tecnológico

Todo Dia

A Prefeitura de Holambra assinou ontem um termo de cooperação técnica com a Abscem (Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas) para a implantação de um polo tecnológico na cidade, voltado à produção de sementes. O protocolo de intenções foi assinado no estande da entidade na 20ª Hortitec, a mais importante feira de horticultura da América Latina, realizada na cidade. O investimento em pesquisa e tecnologia ampliará o desenvolvimento do setor sementeiro nacional.

A partir da assinatura do termo, a associação agendará reuniões de trabalho em conjunto com a prefeitura para dar sequência ao projeto. A parceria tem por objetivo a cooperação técnica, científica, educacional, cultural e institucional, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos para estruturação e implantação do polo tecnológico.

“Atualmente, a Abcsem conta com associados na maioria dos Estados e congrega 95% das empresas de comércio, pesquisa, melhoramento genético e produção de sementes de hortaliças com atuação no Brasil”, afirmou o presidente da associação, Luis Eduardo Rodrigues.

INTERCÂMBIO
A cooperação se dará por meio do intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas, além da realização de cursos, programas e eventos de interesse comum às partes. A parceria prevê, ainda, a estruturação de ações que visem o desenvolvimento conjunto de projetos e programas relacionados ao ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

A ideia de fazer de Holambra e região um polo de produção nasceu de uma viagem feita pelo prefeito à Holanda em dezembro do ano passado, onde há um polo similar em funcionamento. “Lá, as empresas se uniram e passaram a trabalhar conjuntamente, com apoio do poder público, para fortalecer o setor. Queremos criar uma estrutura de trabalho parecida, que certamente beneficiará muito a nossa cidade e a região”, explicou Dr. Fernando.