13/05/21 12h12

Parque Tecnológico de São José participa de programa de retomada do turismo

Evento online e gratuito tem como objetivo aprimorar a gestão das empresas no Litoral Norte e Vale do Paraíba

O Vale

O segmento do turismo representa 3,71% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 3% dos empregos no país, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Por conta da pandemia, houve uma redução do faturamento de 33,6% entre os meses de janeiro a agosto de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019. 

Para ajudar as micro e pequenas empresas do setor na recuperação deste faturamento em 2021, o Sebrae-SP convidou o Parque Tecnológico São José dos Campos para fazer parte do programa Sebrae Turismo no Vale do Paraíba e Litoral Norte. O projeto na região teve início em 11 de maio. 

Para a analista de Negócios e Gestora Regional de Turismo, Lívia Torres, o apoio do Parque Tecnológico é fundamental. “A aprovação do Parque para integrar o Programa de Turismo foi unânime, pois eles são um ambiente extremamente inovador e estão sempre disponíveis para novos desafios”, disse. 

O programa tem como objetivo aprimorar os principais controles de gestão dos pequenos negócios do setor, bem como auxiliar na experiência turística, na tecnologia e na inovação. São cinco encontros coletivos online, além de consultorias de gestão e técnicas individuais para os participantes que concluírem o mínimo de 75% de presença. 

Os encontros online têm a participação de empresas associadas ao APL TIC Vale. Datalogix, Hubse e Resultage compartilharão informações, tecnologias e estratégias para que os empreendedores do segmento de turismo possam se reinventar e melhorar o relacionamento com os clientes. 

Entre os temas, estão o comportamento do consumidor de turismo; a incorporação do uso de dados para a tomada de decisões estratégicas; a importância do planejamento para aproveitar o máximo das ferramentas estratégicas do ambiente digital; marketing digital com orientações rápidas e práticas para o crescimento dos pequenos negócios mesmo durante a pandemia; e como exercer a liderança e se posicionar à frente do mercado desenvolvendo parceiros estratégicos e soft skills. 

“É uma oportunidade para as micro e pequenas empresas do setor de turismo compreenderem a importância da tecnologia da informação como centro dos seus negócios, influenciando positivamente até mesmo na experiência do consumidor”, afirma Giane Santos, relações institucionais do Parque Tecnológico. 

Os participantes serão convidados para conhecer tecnologias inovadoras para o segmento de serviços na RM VALE TI 2021, congresso digital que ocorre de 22 a 25 de junho. 

As inscrições estão abertas para a edição Vale do Paraíba. Empresas com CNPJ ativo nas atividades de agências de viagens, campings, guias de turismo, marinas, meios de hospedagem, operadores turísticos, propriedades rurais com potencial turístico e transportadoras turísticas podem se inscrever gratuitamente até esta quinta-feira. no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeVG8aP1vJL-LaMCfOnpkgkUNYdp9OgeCLmYwVLxTrsG6mZCA/viewform 

PROGRAMAÇÃO 

Os encontros coletivos online vão acontecer sempre das 15h às 17h. Micro e pequenas empresas do Litoral Norte terão os cinco encontros nos dias 11, 13, 18, 20 e 25 de maio. Já a turma de pequenos negócios do Vale do Paraíba terá encontros nos dias 17, 19, 24, 26 e 31 de maio. As consultorias serão agendadas individualmente após a conclusão. 

fonte: https://www.ovale.com.br/_conteudo/nossa_regiao/2021/05/126592-parque-tecnologico-de-sao-jose-participa-de-programa-de-retomada-do-turismo.html