26/12/11 18h57

Parque Tecnológico de Sorocaba em obras

DCI

A construção do Núcleo Central do Parque Tecnológico de Sorocaba avançou nas obras do prédio e também do arruamento no local. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) já concluiu a montagem da estrutura pré-moldada da primeira etapa do Núcleo e, agora, finaliza a cobertura metálica e alvenarias internas. Também está em andamento a montagem da estrutura metálica da área de convivência. O governador Geraldo Alckmin fará uma visita ao local hoje para conferir o andamento dos trabalhos. O engenheiro civil da Área de Gestão de Obras da Seobe, Pierri Fernando de Souza, afirmou que as instalações elétricas e hidráulicas da primeira metade do Núcleo Central, construído em formato circular, iniciam-se na segunda quinzena de janeiro. O prédio terá linhas arquitetônicas futuristas, com área total de 12 mil m², em dois pavimentos.

O Parque Tecnológico vai funcionar como um articulador entre universidades, escolas técnicas, institutos e empresas que investem em inovação e pesquisas de novas tecnologias. O Núcleo Central terá a incubadora de empresas de base tecnológica e serviços de apoio, por exemplo, para o registro de patentes, suporte jurídico e de negócios e atendimento do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O prefeito Vitor Lippi ressalta que investir em inovação e pesquisas é essencial para que o país cresça na área industrial. "O Parque Tecnológico de Sorocaba será um novo polo de desenvolvimento regional. Deixaremos de ser apenas uma cidade industrial para ser uma cidade tecnológica, o que vai ajudar a atrair novos investimentos", enfatizou Lippi.