06/07/09 14h43

Parque tecnológico de Sorocaba terá US$ 51,8 mi

DCI

O Município de Sorocaba - o terceiro mais populoso e um dos mais desenvolvidos do Estado de São Paulo, com um orçamento que chega a R$ 1 bilhão (US$ 518,1 milhões) - recebe investimentos que devem movimentar mais ainda a sua economia neste ano.

Um dos principais é a construção de um novo parque tecnológico, a partir deste semestre, que atrairá dezenas de empresas ao município, como a Toyota, e alguns de seus fornecedores. O financiamento do parque é superior a R$ 100 milhões (US$ 51,8 milhões), que são provenientes de recursos do governo estadual e da prefeitura do município.

O parque tecnológico terá uma área institucional na qual será instalado um campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e uma Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Um outro investimento, destacado pelo prefeito Vitor Lippi, é a construção de 30 quilômetros de novas avenidas. O projeto será realizado pela prefeitura, em parceria com a Cooperação Andina de Fomento (CAF). Ambas as partes investirão R$ 100 milhões (US$ 51,8 milhões).

Lippi disse que, para o desenvolver a economia do município, além dos investimentos citados, a prefeitura tem um projeto de qualificação profissional. Neste ano serão abertas no mínimo três mil novas vagas na Universidade do Trabalhador (Unit), que oferece cursos profissionalizantes que têm o objetivo de suprir as principais necessidades das indústrias do município, identificadas a partir da realização de pesquisas de mercado.