13/03/20 12h00

Pesquisa com apoio da FAPESP busca melhorar eficiência de aerogeradores em parques eólicos

Fapesp

Um projeto em andamento na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) está levantando dados para enfrentar o desafio de estudar conversão de energia do vento em energia elétrica nos parques eólicos com foco em aerogeradores individuais.

Um aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica.

Com apoio da FAPESP e coordenação do professor Bruno Souza Carmo, da Poli-USP, a pesquisa conta com a colaboração do túnel de vento do Laboratório de Vazão do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Departamento de Ciências da Engenharia da Universidade de Oxford (Reino Unido).

O desafio estudado surge porque a passagem do fluxo por um dos aerogeradores gera um fenômeno complexo de queda na velocidade e aumento da turbulência, conhecido como esteira, e pode afetar o funcionamento de outros aerogeradores.

A pesquisa teve início no segundo semestre de 2018 e a equipe da Poli trabalhou primeiramente na parte do projeto dos modelos de aerogeradores a serem empregados nos ensaios.

Inicialmente foi feito o projeto aerodinâmico e mecânico; em seguida, em função da necessidade de importação de algumas peças, o projeto se estendeu até ser possível construir os modelos. Boa parte dos componentes usados para a montagem dos modelos dos aerogeradores foi fabricado com impressão 3D.

“Percebemos um espaço para ensaios de túnel de vento com modelos de aerogeradores para avaliar interferências que servissem de benchmarking. Uma série de trabalhos de modelagem computacional já havia sido realizada pelo departamento e a intenção era dar um passo na parte experimental”, explica o professor Carmo em entrevista para o portal do IPT.

Os primeiros testes no túnel de vento do IPT aconteceram no final de 2019. A intenção da equipe é retornar ao túnel de vento para a execução de novos ensaios ainda em março ou abril de 2020.