06/07/15 14h49

Pesquisadores desenvolvem garrafa que aumenta prazo de validade do leite

G1

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (Cdmf), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram uma garrafa plástica que aumenta em oito dias o prazo de validade do leite fresco pasteurizado. O projeto foi realizado em uma parceria entre a Cdmf e a Nanox Tecnologia, surgida por meio da interação entre professores e ex-alunos das duas universidades.

A tecnologia foi aplicada em uma empresa agropecuária de São Carlos (SP), que comercializa leite em 45 cidades do Estado de São Paulo. O estudo envolveu a utilização de micropartículas à base de prata, com propriedades bactericida, antimicrobiana e autoesterilizante no plástico das garrafas. A partir da adição do material a base de prata na embalagem, o prazo de validade do produto dobrou.

As micropartículas são misturadas na forma de pó durante o molde das garrafas plásticas e não apresentam o risco de se desprenderem da embalagem e entrarem em contato com o leite. Para testar a eficácia do material foram realizados testes durante um ano, tanto pela agroindústria fabricante dôo leite como pela empresa e laboratórios terceirizados.

Aplicações
O material também está sendo testado por outras duas indústrias de laticínios e distribuidoras de leite fresco em garrafas de plásticos nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, além de algumas empresas no sul no país que comercializam leite em sacos plásticos.

"No caso dessas embalagens, o material é capaz de aumentar de 4 para 10 dias a vida útil do leite fresco", afirmou Luiz Pagotto Simões, diretor da Nanox.

Além das embalagens plásticas de leite fresco, as micropartículas de prata desenvolvidas pela Nanox são aplicadas em outros produtos, como utensílios plásticos, filmes de PVC para embalar alimentos, assentos sanitários, palmilhas de sapatos, secadores e chapinhas de cabelo, tintas, resinas e cerâmicas e na superfície de instrumentos médicos e odontológicos, como pinças, brocas e bisturis. No entanto, os maiores mercados da empresa atualmente são os de tapetes e de eletrodomésticos de linha branca.