15/12/09 11h00

Petrobras investe US$ 3,12 bilhões em refinaria em SP

DCI

A Petrobras está investindo US$ 3,12 bilhões na modernização da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP), responsável por 14% do processamento de petróleo no País. O presidente da companhia, José Sergio Gabrielli, informou que os aportes serão destinados à melhoria da qualidade dos produtos, levando também em consideração a otimização energética e questões ambientais.

Gabrielli destacou, em entrevista coletiva, que a Revap já processou e refinou o óleo de Tupi. "Os resultados de performance foram excelentes", observou. A Revap é especialista na produção de querosene de aviação e derivados médios, sendo importadora de óleo leve. A expectativa é de que, com a entrada do pré-sal em escala comercial de produção, não exista mais a necessidade de comprar óleo fora do País. "Com a entrada desses campos, vamos produzir derivados 100% nacionais", disse o gerente-geral da Revap, Claudio Pimentel.

Estão em andamento na Revap os trabalhos de construção civil das unidades de gasolina e a montagem eletromecânica das unidades de coque e diesel. A fábrica de eteno e a unidade de tratamento de hidrocarboneto leve de refinaria já passaram por reformas. As reformas das unidades devem estar concluídas até 2011.

Gabrielli participa, hoje, em São Paulo, da abertura de série de oficinas que discutirão a melhoria de gestão e a construção de uma rede voltada ao desenvolvimento da cadeia de fornecedores da Petrobras. Segundo nota da estatal, o foco do encontro são os investimentos previstos para o período 2010/20, em especial no que diz respeito ao pré-sal.