09/03/09 11h44

Petrobras tem lucro líquido recorde de US$ 18 bilhões, com crescimento de 53%

DCI - 09/03/2009

A Petrobras registrou em 2008 o maior lucro líquido de sua história. O resultado divulgado na sexta-feira foi de R$ 33 bi (US$ 18 bilhões), ante R$ 21,5 bi (US$ 11.1 bilhões) obtido no ano anterior; esse valor representa um aumento de 53% sobre 2007. Dentre os motivos que levaram a estatal a esse patamar de ganho está o aumento de produção, que atingiu uma variação positiva de 5,4% no Brasil, e os preços praticados pela empresa. O resultado foi obtido em sua grande parte até setembro. Apesar de, nos últimos três meses, a empresa registrar um lucro 46% superior ao de 2007, em relação ao terceiro trimestre de 2008 houve uma queda de R$ 3,5 bilhões (US$ 1.9 bilhão) no lucro. Segundo o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, esse resultado aconteceu em função da realização de estoques que foram adquiridos em um período de preços altos e cujo processamento e venda se deram em um cenário de queda do preço do petróleo, depois do pico de US$ 147 o barril. De acordo com a consolidação apresentada pela Petrobras, a empresa aumentou os aportes em 18% comparado ao ano de 2007. No total, foram aplicados R$ 53,3 bilhões (US$ 29.1 bilhões), a maior parte direcionada à Exploração e Produção, tendo como prioridade o desenvolvimento da produção de petróleo e gás. Com isso, a Petrobras registrou uso de 91% da capacidade de refino instalada no Brasil. O processamento de petróleo atingiu 1,765 milhão de barris por dia, com produção de 1,787 milhão de barris por dia de derivados. Como reflexo, as vendas no mercado interno aumentaram 5%, com destaque para o diesel, a gasolina e o gás natural. Em 2009 os números tendem a aumentar, pois na última quarta-feira, a estatal anunciou novo recorde de produção, com 2.012.654 barris. De acordo com a empresa, entraram operação, três novas plataformas de produção na Bacia de Campos (RJ), P-51 e FPSO Cidade de Niterói, no campo de Marlim Sul e a P-53, em Marlim Leste. Também contribuiu o desempenho das plataformas P-52, que alcançou o pico de produção no último trimestre de 2008, e a P-54, que vem registrando produção crescente, ambas instaladas no campo de Roncador, na Bacia de Campos. Quando essas unidades alcançarem o pico de produção, serão adicionados 460 mil barris de petróleo à capacidade instalada.