13/05/08 11h41

Philips faz nova aquisição na área médica no Brasil

Valor Econômico - 13/05/2008

A Philips acaba de adquirir no Brasil uma empresa da área médica, cujo nome deve ser revelado hoje. Há cerca de cinco anos, a multinacional holandesa elegeu o mercado de equipamentos médico como um negócio prioritário em todo o mundo e começou a realizar várias aquisições neste segmento, onde compete com outras duas grandes multinacionais, a GE e a Siemens. A marca holandesa ainda é mais conhecida pelos televisores, produto em que a Philips disputa a liderança no Brasil com a Semp Toshiba, LG e Samsung. No entanto, a divisão de eletroeletrônicos de consumo já não ocupa mais o topo da lista dos negócios considerados importantes pelo CEO da multinacional, Gerard Kleisterlee, que enxerga maiores possibilidades de lucro nas divisões de equipamentos médicos e iluminação. Nos EUA, a Philips anunciou que irá sair do mercado de televisores de LCD devido à queda nos preços dos aparelhos. No segmento de equipamentos médicos, a Philips possui operações em 63 países e a divisão já responde por 27% dos 33 mil funcionários da multinacional. Desde 1998, pelo menos, o grupo holandês tem feito aquisições de empresas em vários países, como a ATL, da área de ultrassonografia, Marconi Medical Systems, de imagem nuclear, e a Healthcare Solutions Group, que atua em monitoramento de pacientes, desfibrilação e ultra-som cardíaco. Hoje, a área está dividida em quatro unidades de negócios: sistemas de imagem (raio X, tomografia), utrassom e soluções de monitoramento, tecnologia da informação, serviços a clientes.