10/03/10 10h13

PIB deve crescer 4,7% no 4º tri, diz Credit

Folha de S. Paulo

O resultado do PIB do quarto trimestre de 2009, que será divulgado amanhã pelo IBGE, deve apresentar crescimento de 4,7% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com a projeção do Credit Suisse. O mercado espera crescimento de 4,5% no PIB (Produto Interno Bruto) do último trimestre do ano passado. A expansão acontece após três trimestres seguidos de retração, devido aos impactos da crise financeira internacional. No terceiro trimestre, a economia brasileira havia tido retração de 1,2% ante o mesmo período de 2008.

"O crescimento confirma a forte recuperação da atividade econômica no Brasil, em particular dos investimentos", afirma Nilson Teixeira, economista-chefe do banco. O perfil da recuperação, segundo Teixeira, liderada pela demanda doméstica, é diferente das retomadas passadas, que em geral foram lideradas pelas exportações. "Esse perfil tende a se repetir nos próximos trimestres, embora em ritmo menos acelerado do que o observado até agora", diz. Na comparação com o terceiro trimestre, a previsão é de crescimento em todos os componentes do PIB sob a ótica da demanda, com destaque para a expansão dos investimentos. "Os investimentos continuarão crescendo nos próximos anos."