24/02/14 10h03

PIB paulista encerra o ano com crescimento de 1,7%

Fundação Seade

O Produto Interno Bruto – PIB da economia paulista encerrou 2013 com crescimento de 1,7%, alcançando, em valores correntes, R$ 1.511,7 bilhão.

O comportamento anual do PIB paulista foi influenciado positivamente pelos desempenhos da indústria (2,2%) e de serviços (1,4%), enquanto a contribuição negativa veio da agricultura, que teve redução de 1,4%.

O produto da indústria de transformação do Estado terminou 2013 com crescimento de 1,4 %, apresentando maior dinamismo em comparação com o recuo de 3,4% ocorrido no ano anterior. O maior volume de produção de segmentos de bens de consumo duráveis e de bens de capital contribuiu para o melhor desempenho da atividade produtiva da indústria neste ano. Assim, pode ser destacada a variação positiva de veículos automotores e máquinas e equipamentos.

Apesar do crescimento positivo da indústria, chama atenção a desaceleração do setor de serviços. Este comportamento pode estar associado ao recrudescimento da inflação, ao aumento das taxas de juros, à desaceleração do crescimento do salário real e à consequente diminuição do consumo das famílias. Por outro lado, houve também ampliação menor dos setores ligados à atividade empresarial, como o segmento de transportes.

No caso da agropecuária, o aumento de 4,6% da cana de açúcar não compensou as quedas expressivas nas produções de café (22,4%) e laranja (19,4%).

Na comparação do quarto trimestre de 2013 com igual período do ano anterior, o PIB paulista cresceu 1,0%, enquanto o Valor Adicionado – VA evoluiu 1,1% e os Impostos Líquidos de Subsídios ampliaram-se em 0,7%. Entre os setores que contribuíram para a geração do VA, destacam-se serviços, com uma taxa de crescimento de 1,3%, seguidos pela indústria (0,7%), enquanto a agropecuária apresentou queda de 1,9% na comparação com o mesmo trimestre de 2012.

Conheça aqui os resultados completos do PIB Mensal e do PIB Trimestral do Estado de São Paulo.