24/01/13 13h14

PIB paulistano é o segundo maior do Brasil, aponta pesquisa

G1

Estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), com dados referentes a 2010, mostra a importância e a evolução da economia paulistana. Segundo a pesquisa, a cidade completa 459 anos nesta sexta-feira (24) com perspectiva de crescimento maior nos próximos anos.

Na comparação entre os estados, a cidade de São Paulo seria o segundo mais rico, atrás somente do próprio estado de São Paulo. O Produto Interno Bruto (PIB) paulistano chegou, em 2010, próximo dos R$ 450 bilhões. Dentro da economia brasileira, o PIB da capital representa cerca de 12%. Desde 2005, a economia da cidade subiu 13 posições e alcançou a 36ª colocação entre os PIBs de todos os países. Se fosse um país, São Paulo estaria entre as 40 maiores economias do mundo, deixando para trás Portugal, Finlândia e Hong Kong. Seria o quinto na América Latina.

A cidade mais populosa do país movimenta mais de R$ 14 mil por segundo e é considerada o centro financeiro da América Latina, onde atrai grande volume de investimentos em seus diversos setores. Das cem maiores empresas privadas de capital nacional, 38% estão na cidade, assim como 63% dos grupos internacionais instalados no Brasil.

Segundo a Fecomercio, a diversidade de atividades presentes na cidade possibilita um menor impacto no cenário econômico em um cenário turbulento. Diferentemente da maioria das cidades e regiões brasileiras que estão atreladas a poucos setores como o do petróleo, do comércio exterior, mineração, agrícola, entre outros.