01/08/25 15h24

Piedade e Ibiúna impulsionam liderança da RMS na produção de morango em SP

Jornal Cruzeiro do Sul

Com destaque para Piedade e Ibiúna, a região de Sorocaba lidera a produção de morango no Estado de São Paulo em 2024, com 4,7 mil toneladas colhidas, segundo estimativas do Instituto de Economia Agrícola (IEA). A crescente demanda foi impulsionada recentemente pela popularização do chamado “morango do amor”, tendência viral nas redes sociais que adaptou a tradicional maçã do amor à versão com morangos graúdos e selecionados.

A nova febre gastronômica turbinou as vendas de produtores rurais em diversas regiões paulistas, principalmente em Campinas, que ocupa o segundo lugar na produção, com 3,2 mil toneladas. Entre 2023 e 2024, a produção da fruta teve crescimento estimado de 14,2% no Estado, de acordo com o IEA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O agricultor João Vicente Cordeiro, de Jarinu (região de Campinas), viu na novidade uma oportunidade para diversificar a oferta da fruta e ampliar os canais de comercialização. “O morango do amor é novidade para mim. Tem algumas encomendas de morangos selecionados. Ajuda um pouco na distribuição da produção”, comenta o produtor, que cultiva a fruta desde 1989.

A valorização dos morangos mais uniformes e de maior calibre tem exigido mais trabalho dos agricultores na hora da colheita e separação dos frutos. O aumento da demanda por parte de comerciantes que produzem o doce fez com que a seleção dos morangos se tornasse ainda mais criteriosa.

“Com o morango do amor, os produtores acharam um novo nicho temporário de mercado. O morango ficou mais selecionado”, explica André Barreto, extensionista da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Jarinu, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

 

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2025/07/750345-piedade-e-ibiuna-impulsionam-lideranca-da-rms-na-producao-de-morango-em-sp.html