22/11/16 16h40

Piracicaba é a 32ª melhor cidade do país para fazer negócios

Jornal de Piracicaba

Foi o que apontou o levantamento feito pela consultoria Urban Systems, que avaliou 309 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

A cidade apresentou ganho de 26 posições na comparação com a avaliação anterior — no ranking de 2015, Piracicaba ocupava a 58ª colocação.

A nota obtida pela cidade foi 8,934, considerada alta — a segunda categoria mais elevada para investimento.

O estudo avaliou 28 indicadores em desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Aspectos que são considerados, conforme o estudo, como essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade. Isoladamente, no quesito desenvolvimento social, Piracicaba ocupa a 48ª colocação no ranking (era 78ª em 2015); capital humano (58ª/56ª) e infraestrutura (39ª/61ª).

A cidade não figura entre as 100 melhores no indicador desenvolvimento econômico.

Conforme o estudo, os 309 municípios avaliados concentram 71% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, 62% das empresas, 73% dos empregos formais e 56% da população do país.

As 100 primeiras cidades no ranking, grupo no qual Piracicaba está inserida, representam os melhores destinos para os investimentos por apresentarem desempenho superior à média nacional.

As três primeiras colocadas no levantamento são, respectivamente, Barueri (12,609 pontos), São Caetano do Sul (11,906) e São Paulo (11,497). Segundo o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção, os 100 melhores destinos para os investimentos possuem indicadores sociais e econômicos superiores à média nacional.

Estudo analisou desenvolvimento, capital humano e infraestrutura da cidade (Foto: M. Germano/JP)
“A combinação de bons indicadores nas quatro categorias é o que faz com que a cidade possa ser considerada boa para investimentos, com condições de enfrentar as turbulências que ocorrerem na economia do país”, disse.

De acordo com ele, o PIB per capita médio das melhores cidades beira R$ 40 mil, quase o dobro do padrão dos 5.500 municípios do Brasil.

“A renda média dos trabalhadores, de R$ 2.900, está 18% acima do que ganha a mão de obra do conjunto do Brasil. Além disso, a qualificação é mais elevada, um em cada quatro trabalhadores com carteira assinada tem nível superior”, afirmou Assumpção.

O prefeito Gabriel Ferrato (PSB) comentou o desempenho da cidade no levantamento e considerou relevante estudos como este.

“É bom que tenhamos essas avaliações externas projetando a cidade. Isso atrai novos investimentos e parceiros dispostos a investir na cidade”, afirmou Ferrato.