22/11/13 15h13

Piracicaba faz adesão a aeroporto regional

Jornal de Limeira

Integram a proposta os municípios de Rio Claro, Iracemápolis e Cordeirópolis

A Secretaria Nacional de Aviação Civil determinou que os projetos de aeroportos regionais de Piracicicaba e Rio Claro (que incluem Iracemápolis e Cordeirópolis) sejam unificados. O projeto único deverá ser localizado entre Rio Claro, Iracemápolis e Cordeirópolis, numa área de 200 alqueires que já tinha sido oferecida pelos municípios. A decisão foi consensual entre as cidades.

"A adesão de Piracicaba ao nosso projeto deve acelerar em muito o processo. Para o governo federal, é a chance de unificar os investimentos", comentou o prefeito de Iracemápolis, Valmir de Almeida (PT). Valmir diz que a área escolhida é bem melhor que o terreno piracicabano e reafirmou que a perspectiva continua sendo atender a todas as 22 cidades do Conglomerado Urbano de Piracicaba (do qual Limeira também faz parte).

O prefeito de Rio Claro, Du Altimari (PMDB), que iniciou a gestão do projeto junto ao governo federal, diz acreditar que as obras se iniciem em meados de abril de 2014. "Creio em celeridade. O ano que vem será importante", citou, em menção ao ano eleitoral. Ele estima que a obra deva custar R$ 70 milhões, com duração de quatro anos e uma pista de 2,4 mil metros. O aeroporto deverá realizar voo de passageiros.

Segundo Altimari, nos próximos dias, uma licitação vai escolher uma empresa responsável pelo projeto executivo da obra e, em paralelo, as desapropriações de áreas devem ser realizadas. "A maior parte do terreno é em Iracemápolis e espero que a própria Secretaria da Aviação Civil possa arcar com este custo", apontou Valmir.

CONGLOMERADO
As 22 cidades do Conglomerado Urbano de Piracicaba abrangem 1,3 milhão de habitantes em municípios espalhados num raio de 50 quilômetros. "A entrada de Piracicaba no projeto é um somatório importante na busca pelo aval do ministério", destacou o prefeito de Cordeirópolis, Amarildo Zorzo (PV).

Altimari lembrou que a estrutura deve ficar num ponto equidistante 15 quilômetros de Rio Claro, Piracicaba e Limeira. "Limeira é parte deste projeto. Verbas federais têm atração muito mais fácil quando o projeto é regional, e não local", finalizou Valmir. O aeroporto regional de Rio Claro é parte do anúncio de distribuição de R$ 7,3 bilhões de verbas federais para a construção de 270 aeroportos em todo o país.