20/12/10 14h33

Piracicaba terá shopping dentro de universidade

Valor Econômico

Os cerca de 15 mil alunos, professores e funcionários do campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba, no interior paulista, vão ter um shopping como vizinho a partir de 2013. Essa é a data prevista para a inauguração do Shopping Park Taquaral, um empreendimento orçado em R$ 140 milhões (US$ 82,4 milhões), com 30,6 mil m2 de área bruta locável (ABL). Resultado da parceria entre a incorporadora paulista Thomasicamargo e a desenvolvedora de shoppings fluminense LGR, o centro de compras integra um projeto multiuso para o local. Em uma área de 1 milhão de m2 anexa à universidade serão erguidos um centro de convenções, um hotel, um condomínio residencial, torres comerciais e também uma área de serviços, onde estarão o shopping e um posto de gasolina.

Segundo o sócio da Thomasicamargo, Clóvis Camargo, o complexo Park Unimep Taquaral vai ocupar uma área da universidade que estava ociosa. "Nós compramos o terreno de 70 mil m2, onde já está sendo construído o shopping e a Universidade Metodista terá participação sobre os demais empreendimentos que vão ocupar o entorno", diz o empresário, que também tem como sócio no empreendimento um fundo de investimentos, cujo nome mantém sob sigilo. No entorno, afirma Camargo, serão investidos mais R$ 60 milhões (US$ 35,3 milhões) só em infraestrutura. Todo o complexo ocupa uma área de 1 milhão de m2, que em parte estava sendo usada como estacionamento. "Agora, nas férias, estamos construindo um novo estacionamento para o campus, com 50 mil m2", diz Camargo.

Com faturamento anual na casa dos R$ 60 milhões (US$ 35,3 milhões), a Thomasicamargo tem o Park Unimep Taquaral como a sua primeira incursão no mercado de shopping centers. Já a LGR tem participação ou administra shoppings em diferentes regiões do país, como o Iguatemi Salvador, o Iguatemi Porto Alegre e o Plaza Macaé (RJ).

A iniciativa de criar o Park Unimep Taquaral reforça a tendência verificada no setor de shoppings de explorar grandes cidades do interior. Com cerca de 370 mil habitantes e distante 150 quilômetros de São Paulo, Piracicaba já conta com um shopping, que leva o nome da cidade, administrado pela BR Malls. "Mas o nosso empreendimento está situado do outro lado da cidade, que está crescendo muito e já comporta um segundo shopping", afirma Camargo. O município vai sediar a nova fábrica da montadora coreana Hyundai e conta com operações de grandes empresas, como a Cosan.

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), está prevista a inauguração de 24 shoppings em 2011, totalizando 737 mil m2 de ABL. Para 2012, a expectativa é que outros 31 empreendimentos sejam abertos, com a adição de mais 775 mil m2 de ABL. Alguns especialistas consideram que as maiores capitais do Sudeste do país, especialmente São Paulo, já são um espaço saturado para a indústria de shoppings. Daí a procura pelo interior.