27/10/17 13h58

Pitch Gov: conheça as startups vencedoras

O Governo do Estado de São Paulo e a ABStartups anunciaram as empresas selecionadas durante o Case 2017

PE&GN

Dezesseis startups com soluções que agregam tecnologia aos serviços do governo de São Paulo são as vencedoras do programa Pitch Gov, que divulgou nesta quinta-feira (26/10) a lista durante o evento Case 2017. As startups, segundo Rafael Belmont, da ABStartups, trazem soluções para os problemas enfrentados pela administração do estado. As startups selecionadas vão apresentar seu pitch no dia 9 de novembro no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O programa não prevê repasse financeiro, mas as empresas têm a oportunidade de testar suas soluções com escala. “Fizemos a primeira edição do Pitch Gov há dois anos, foram 15 startups escolhidas e 9 testaram suas soluções”, afirma Eduardo Azevedo, assessor da subsecretaria de Parcerias e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. “Um dos papéis do governo é fomentar a criação e desenvolvimento de novos negócios. Essa é uma oportunidade para as startups se aproximarem do governo como um potencial cliente”, diz.

Veja a lista das vencedoras, por área de atuação:

Educação

MGov – A empresa facilita a comunicação entre as escolas e as famílias dos estudantes usando a tecnologia.

Matific – A startup simplifica o contato dos alunos com a matemática, ajudando o aprendizado da matéria por meio de jogos e atividades online.

Estante Mágica – A empresa atua no aprendizado de português nas escolas, oferecendo projetos pedagógicos para auxiliar o ensino.

Mira Educação – A empresa criou uma plataforma para o registro automático de presença e ausência dos estudantes nas escolas, para facilitar a gestão.

Estatística e análise de dados

Dom Rock – A empresa cria uma base de dados que organiza as informações de forma mais clara para auxiliar a gestão pública e privada.

Nextcode – Vai atuar na digitalização de banco de dados e gestão do banco virtual, “o que pode poupar o trabalho de pessoas, que poderão fazer tarefas de maior valor”, afirma Azevedo.

Finanças

Pris – A startup criou uma plataforma para evitar a sonegação de impostos, com uma ferramenta de análise de documentos fiscais.

Kitado – Plataforma ajuda a resolver dúvidas dos contribuintes sobre obrigações tributárias. Por consequência, pode contribuir para a maior arrecadação do governo.

Habitação

Smart Sindico – Empresa criou uma plataforma para facilitar a comunicação nos condomínios, e poderá ser usada para melhorar a gestão dos condomínios do CDHU.

Saneamento e energia

Colab – A empresa criou uma plataforma que ajuda empresas públicas a se aproximar dos cidadãos para atender às demandas da sociedade.

Saúde

Cloudia – Empresa criou um assistente virtual para auxiliar o agendamento de consultas e exames.

Portal telemedicina – Plataforma usa inteligência artificial para organizar as informações dos pacientes em uma plataforma, com dados sobre consultas anteriores e exames realizados.

Transparência

Legalbot – Com a base de dados do governo, a empresa ajuda a identificar condutas ilegais de agentes públicos e empresas.

Saútil – Empresa criou um buscador que ajuda o cidadão a encontrar os recursos e serviços de oferecidos pelo SUS.

Transporte

Cittamobi – O aplicativo responde a dúvidas sobre quais as melhores rotas do transporte público e dá informações sobre o horário de saída dos ônibus.

Safety Mobility – Plataforma promete ajudar a engajar a população a promover um trânsito mais seguro.

O Pitch Gov é um concurso promovido pelo governo de São Paulo em parceria com a ABStartups que elege startups que ajudem a resolver problemas enfrentados pelo poder público. As soluções podem ser destinadas aos cidadãos ou à gestão pública. Foram elencados 42 desafios em 8 áreas: educação, saúde, transporte, habitação, finanças públicas, saneamento e energia, transparência e controle interno e estatística e análise de dados.