07/12/09 11h44

Plano prevê investimento de US$ 130 bilhões até 2020

Valor Econômico

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) apresentou na sexta-feira, em São Paulo, seu projeto de expansão do setor até 2020, no qual aponta que as indústrias precisam investir nos próximos anos US$ 132 bilhões para se manterem competitivas e ganharem maior importância no mercado internacional. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que o banco tem condições de apoiar a expansão do setor químico.

O Pacto Nacional da Indústria Química, apresentado pelo empresário Bernardo Gradin, presidente do conselho diretor da Abiquim, durante o encontro anual do setor, tem como estratégia posicionar a indústria química brasileira entre as cinco maiores do mundo, tornando o país superavitário em produtos químicos e líder em química verde. Atualmente o país ocupa a nona posição no mercado global. Gradin afirmou que o setor precisa investir US$ 132 bilhões até 2020, o que permitirá ao segmento deixar de ser deficitário. Neste ano, o setor deverá encerrar com déficit de US$ 18 bilhões.

Com base na expansão do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 4% ao ano, boa parte dos investimentos deverá somar US$ 87 bilhões apenas para acompanhar o crescimento do país. Outros US$ 45 bilhões deverão ser aportados para garantir o aumento da produção e reduzir o déficit do setor. Gradin afirmou que as indústrias brasileiras têm competitividade de explorar o potencial da química verde por meio do etanol. Segundo Gradin, que é presidente da Braskem, as indústrias químicas do país deverão encerrar 2009 com faturamento líquido de US$ 103,3 bilhões, queda de 15,5% sobre o ano passado.