01/09/20 14h27

Plataforma Compras Públicas SP avisa empreendedores sobre licitações em suas regiões

Portal é resultado de convênio realizado pelo Sebrae-SP com a govtech; público-alvo são MEIs, donos de micro e pequenas empresas, cooperativas e produtores rurais

Agência Sebrae

Os donos de pequenos negócios paulistas agora têm uma ferramenta à disposição para se aproximar do universo das compras públicas. Desde o mês passado, está no ar a plataforma Compras Públicas SP (www.compraspublicassp.com.br), que rastreia e disponibiliza editais de compras de prefeituras e de órgãos governamentais federais e estaduais para as pequenas empresas cadastradas no portal por meio do convênio realizado pelo Sebrae-SP com a govtech Portal de Compras Públicas. O público-alvo são Microempreendedores Individuais (MEIs), donos de micro e pequenas empresas (MPEs), cooperativas e produtores rurais.

A plataforma pode ser acessada via site e também pelo aplicativo ComprasPúblicasSP, desenvolvido especialmente para o Sebrae-SP (que pode ser baixado na Google Play ou na App Store). A partir do cadastro, as empresas receberão avisos por e-mail e por notificação no celular de que há licitações disponíveis na região onde elas estão instaladas por meio de um sistema de georreferenciamento, o que facilita a aproximação com as oportunidades de venda. Com a plataforma, esperamos que cada vez mais empreendedores possam acessar esse mercado e abrir suas possibilidades de faturamento”, diz o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit. De acordo com a Lei 123/06, as MPEs têmtratamento diferenciado nas compras públicas, como favorecimento em caso de empate.

A inscrição na plataforma e o acesso aos editais são gratuitos. Além disso, por um período de 12 meses,todos os pequenos negócios cadastrados via site poderão participar gratuitamente das licitações exclusivas que ocorrerem no ambiente virtual dentro do portal, ou seja, poderão dar lances nas disputas. A plataforma também é informativa, econta com conteúdos disponíveis para os empreendedores e gestores públicos que desejam se preparar melhor sobre o tema das compras públicas.

CÍRCULO VIRTUOSO

Já para os compradores, como as prefeituras municipais, haverá uma área facilitada para a inserção e divulgação de editais, com campos que facilitam a identificação do produto ou serviço a ser adquirido e demais informações necessárias. O ambiente virtual também estará disponível para realização de eventos e capacitações sobre compras públicas tanto para os fornecedores quanto para os gestores públicos. As inscrições podem ser feitas noseventos disponíveis na aba “Agenda”.

A plataforma se junta a outras iniciativas do Sebrae-SP para auxiliar os pequenos negócios que sofreram com os efeitos da pandemia de Covid-19. “Esse é um aspecto que devemos ressaltar: negócios firmados entre poder público e pequenos empreendimentos contribuem para o desenvolvimento regional.

Quando uma micro ou pequena empresa vende para o um órgão público municipal, o dinheiro circula dentro da cidade e movimenta a economia local, ajudando a criar empregos aumentando a arrecadação e permitindo que haja recursos para investimentos sociais. É todo um círculo virtuoso que se estabelece” afirma Wilson Poit.