31/10/12 15h37

Plaza investe R$ 500 milhões na expansão

Bom Dia - Rio Preto

Projeto dobra número de lojas e conta com um um hotel com 150 apartamentos, obras começam em março

Ao completar cinco anos de funcionamento, o Plaza Avenida anuncia ousado projeto de expansão com investimento na casa dos R$ 500 milhões que vai transformar o centro de compras em um complexo multifuncional com produtos, serviços e negócios. O shopping passará a ter 200 mil metros de área construída – cinco vezes maior do que é hoje – e vai mais do que dobrar o número atual do lojas.

As obras estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2013, logo depois do Carnaval, e a inauguração da primeira etapa está marcada para setembro ou outubro de 2014.
A expansão vai ser feita em duas fases e vai gerar 6,5 mil empregos diretos e mais 18 mil indiretos.
“O grande diferencial do projeto é a localização. Estamos no entroncamento das avenidas Alberto Andaló, José Munia e Basilusa, ao lado da rodovia Washington Luís, importante acesso a cidades da região e a São Paulo”, disse o gerente geral do empreendimento, Maurício Caldeira, em coletiva à imprensa, na manhã desta terça-feira (30), que contou também com a participação de empreendedores e autoridades.

Expansão/ A primeira fase da expansão, com mais de 24 mil m² de área construída, terá uma torre comercial, com 25 andares, um hotel com seis andares e 150 apartamentos, além de um deck parking  (estacionamento em andares).

“O projeto acompanha tendências mundiais de arquitetura e de adensamento de atividades. O hotel vai criar vida diuturna para o empreendimento e evitar problema de mobilidade, que é um dos grandes desafios de grandes centros, como Rio Preto”, disse Arthur Katchborian, arquiteto responsável pelo projeto.
A segunda fase de obras vai acrescentar mais 20 mil m² de construção, com duas torres comerciais com 29 andares cada e deck parking, com previsão de estar pronta em 2016.
Em pleno funcionamento, o Plaza vai passar das atuais cinco para dez lojas-âncoras e das 110 para 295 lojas-satélites.

Âncoras /Das cinco novas lojas-âncoras que o Plaza vai passar a ter, a única que teve o nome revelado é a Centauro – rede de material esportivo. As demais devem ser conhecidas até o final do ano. Mas a proposta foi apresentada pela representante da Nacional Shopping Sofia Avny, que é a comercializadora dos espaços. “Vamos trabalhar com lojas únicas na cidade”, adiantou apenas.
Outra característica das novas lojas é que são fundamentadas na tecnologia. “Temos de trazer operações que atendam as carências de Rio Preto, vamos trabalhar com a geração Z”, diz Sofia, em referências as a jovens conhecidos como “nativas digitais”.
Público/ Ainda segundo Sofia Avny, com a expansão, o Plaza Avenida vai ser um  espaço democrático com potencial para atender 80% do público consumidor, que vai das classes A a D. “Vai ser um espaço de convivência e para fazer negócios.”