29/04/10 13h00

Pólis de Tecnologia de Campinas no SPTec

Agência FAPESP

O Parque Tecnológico do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), conhecido como Pólis de Tecnologia, passou a integrar o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Com a assinatura realizada nesta quarta-feira (28/4), o polo do CPqD será a 16ª iniciativa com credenciamento provisório no Estado e a segunda naquela cidade, que já conta com o Polo de Pesquisa e Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O CPqD foi criado há 33 anos como unidade de pesquisa e desenvolvimento do Sistema Telebrás. Desenvolveu inovações importantes para o setor nacional de telecomunicações como o cartão para telefones públicos, a central telefônica digital e participou do desenvolvimento da fibra óptica brasileira. Desde 1998, atua de forma independente voltando-se às tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública.

Além dos dois polos de Campinas, o Estado já credenciou provisioramente no SPTec: Barretos, Botucatu, Ilha Solteira, Mackenzie-Tamboré, Piracicaba, Santo André, Santos, São José dos Campos, São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste), Sorocaba, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e Parque EcoTecnológico) e São José do Rio Preto. O Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) foi criado pelo governo do Estado a fim de apoiar os parques tecnológicos, atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica.

Mais informações: www.desenvolvimento.sp.gov.br/cti/parques