29/06/18 15h42

Polo automobilístico, São Bernardo recebe primeira feira do setor

Repórter Diário

Capital da indústria automobilística nos anos de 1960, São Bernardo terá em 2018 seu primeiro evento internacional para o setor. Em agosto, o município receberá um simpósio internacional que falará sobre a tecnologia na fabricação de carros com direito a exposição de veículos no Pavilhão Vera Cruz. Além disso, também haverá apresentação sobre o caça Gripen, que será fabricado na cidade.

O evento terá a participação de cerca de dez empresas internacionais e de todas as montadoras localizadas no município. Serão dois dias de evento, 14 e 15 de agosto, para tratar sobre diversos assuntos ligados a tecnologia da indústria automobilística no exterior e realizar uma comparação com o que ocorre no Brasil. Entre os temas que serão debatidos estão: biogás; veículos autônomos; futuro da indústria brasileira; e a indústria 4.0.

“A ideia da Prefeitura de São Bernardo é fazer com esse evento não seja apenas algo para um ou dois dias, mas que tenha um legado para as empresas que vão participar dessa história e também para os estudantes, pois queremos reunir os empresários, o poder público e também a academia que pode aprender muito mais nessa situação”, explicou Sadao Hayashi, diretor de Assuntos Industriais/Inovação e Tecnologia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo.

O Simpósio de Tecnologia da Área Veicular vai ser dividida em dois pontos. O primeiro será com as palestras sobre os mais variados temas com uma série de palestrantes, sendo que 50% deles serão estrangeiros. O segundo será a exposição dos veículos das empresas participantes. Segundo Sadao, industrias da China, Coreia do Sul e Alemanha já garantiram a participação no evento.

Por causa do apoio da Prefeitura a ação terá a entrada franca, apesar de não ter dinheiro público envolvido. “Foi uma luta grande para trazer esse evento para a São Bernardo. Ele já vem acontecendo há pelo menos seis anos em São Paulo. Mas São Bernardo precisava de algo deste tipo, pois somos o principal polo automobilístico do país e não existia eventos assim na cidade”, disse Sadao. A organização do evento será da Autocluster-ABC.

Continuação

O Simpósio, no olhar da Prefeitura, será uma espécie de demonstração do trabalho que vem sendo realizado dentro do Executivo com a união do poder público, das empresas da cidade e das academias que debatem as ações necessárias na área do desenvolvimento econômico para que a cidade possa retomar a criação de empregos.

“Infelizmente não tinha nada relacionado a esse assunto. Agora temos um grupo que conta com uma participação grande. Geralmente, neste tipo de situação, pode se reclamar que existe uma baixa adesão, mas nesse caso não. Temos uma adesão maior do que o esperado, todo mundo quer participar. Até temos que limitar um pouco para conseguir organizar todo mundo”, concluiu o diretor da Prefeitura.