03/10/18 11h44

Porto bate recorde em contêineres nos primeiros oito meses do ano

Portos E Navios

O Porto de Santos registrou um recorde na movimentação de cargas em contêineres nos primeiros oito meses do ano. Para representantes do setor, esse é um sinal da recuperação da economia brasileira.

Conforme o balanço de agosto da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), no período, foram operados 2,7 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o que representa um aumento de 11% em relação a 2017.

“Isso mostra uma tendência da retomada econômica e, ao mesmo tempo, é um reflexo de medidas para melhoria de acesso que tomamos”, explicou o diretor de Relações com o Mercado da Codesp, Cleveland Lofrano.

Em seu estudo de projeção para 2018, divulgado em janeiro, a Docas previa que a movimentação de contêineres aumentasse 4,4% no ano, chegando a 4 milhões de TEU. A Codesp deve divulgar até outubro uma nova projeção.

EXPECTATIVA DO SETOR

Apesar da desvalorização do real, que só deve refletir no comércio exterior a partir de dezembro, empresários do setor estão otimistas para os próximos meses. “A guerra entre Brasil e China é positiva para nós, pois está tornando os produtos brasileiros mais competitivos”, afirma o diretor comercial da Brasil Terminal Portuário, Claudio Oliveira.

“O incremento de volume está sendo muito puxado pela exportação, por conta das comodities, como o café, milho e açúcar, que vêm aumentando em contêineres”, diz o diretor comercial da Santos Brasil, Marcos Tourinho.

O diretor comercial da Libra Terminais, Eduardo Galo, avalia que, para continuar o avanço com a movimentação de carga conteinerizada, o cais santista precisa se preparar. “Tivemos um incremento de volume de carga, mas precisamos melhorar na eficiência, nos acessos, para receber os navios superiores que poderiam fazer escala aqui”, analisa.