29/11/08 11h30

Porto de Santos receberá investimento de US$ 712 mi

Folha de S.Paulo - 29/112008

A Brasil Terminal Portuário, empresa controlada pela operadora de terminais Europe Terminal, anunciou investimento de R$ 1,6 bilhão (US$ 712 milhões) no porto de Santos. Será o maior investimento privado no porto a partir de agora. O empreendimento será erguido numa área de 300 mil metros quadrados localizado na região da Alemoa, na entrada do porto santista. A área era utilizada como lixão e tem hoje um dos maiores níveis de contaminação ambiental. Segundo Henry James Robinson, diretor-geral da BTP, o projeto de recuperação da área começará com o saneamento ambiental de todo o solo contaminado por produtos químicos antes de iniciar a construção da obra. Serão retirados 200 mil toneladas de solo e tratados, para posterior reutilização, mais 400 mil toneladas de terra. O investimento para essa etapa será de US$ 160 milhões (US$ 72 milhões), mas o processo ainda precisa ser aprovado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A expectativa da empresa é obter a licença para execução da recuperação do terreno no primeiro trimestre do próximo ano. Com o processo de saneamento ambiental da área, a estrutura começará a ser construída. A previsão da Brasil Terminal Portuário é montar um terminal de contêineres para movimentação de até 1,1 milhão de TEUs e mais um terminal de granéis líquidos com capacidade para movimentar anualmente 1,2 milhão de toneladas. A expectativa do diretor-geral da empresa é que o produto movimentado seja álcool. O plano da Brasil Terminal Portuário é iniciar a operação comercial em 2012. A empresa, que detinha a concessão da área desde 2001, conseguiu a parceria da MSC, a segunda maior companhia de transporte transoceânico do mundo. "A MSC é uma parceira antiga da Europe Terminal e será fundamental para o projeto de Santos para dar volume de carga", disse o diretor-geral.