18/01/10 10h43

Porto de Santos terá obras de dragagem concluídas em 2011

DCI

O início das obras de dragagem para aprofundamento do Porto de Santos será no dia 15 de fevereiro, e sua conclusão está prevista para 22 de março de 2011. A informação foi dada pelo ministro Pedro Brito da Secretária Especial dos Portos (SEP). "Mais do que isso, não. Talvez ela saia até antes", comentou. A obra irá ampliar o aprofundamento de 13 para 15 metros, permitirá a atracação de navios de até 9 mil Teus. Atualmente, a maior classe de conteineiro que frequenta o complexo tem capacidade nominal para 5.500 Teus.

No Programa Nacional de Dragagem (PND), constam 17 complexos portuários, que segundo a SEP deveriam ser dragados até dezembro deste ano, mas isso não deve acontecer, como no Porto de Santos, por exemplo, que teve o seu processo de dragagem atrasado.

O subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP, Fabrizio Pierdomenico, em entrevista ao DCI, informou que as obras em Recife (PE) já terminaram e que as outras 15, incluindo a segunda em Santos serão finalizadas em 2011. "Iremos concluir o último porto em agosto de 2011, em Santa Catarina. Não acredito em novos atrasos. Aliás, podemos até antecipar algumas obras, dependendo do maquinário", comentou ele.

No caso de Santos, Pierdomenico afirmou que o processo atrasou porque a liberação orçamentária ao gerenciamento ambiental saiu só em dezembro, um mês depois da emissão da licença de instalação do Ibama. Sem a aprovação, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) não poderia contratar os planos básicos ambientais da obra e a batimetria, essencial para identificar a profundidade da via navegável.

A obra para a dragagem ampliará em 30% a capacidade operacional do porto, que hoje é de aproximadamente 110 milhões de toneladas por ano, e responsável por escoar 26% da balança comercial brasileira. Além disso, a Secretaria dos Portos crê que a primeira consequência do aprofundamento de Santos seja redução do frete marítimo para o embarcador, pois o custo unitário da carga cairá em razão do ganho de escala.