04/09/12 17h30

Potencial do Estado de SP é destaque em evento para delegação de empresários portugueses

Ministro português de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, abriu a conferência “Caminho das Exportações” em São Paulo; presidente da Investe SP e assessor especial do governo de SP para Assuntos Internacionais participaram do evento

Uma missão de empresários portugueses do setor de infraestrutura, que está acompanhando a visita oficial do Ministro português de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, conheceu as oportunidades de investimentos, intercâmbio cultural e comercial com o Estado de São Paulo nesta terça-feira, 4 de setembro.

Intitulado “Caminho das Exportações - Portugal-Brasil Business Roundtable”, a iniciativa foi promovida pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) e contou com o apoio do jornal Expresso, da Barclays e da PwC. “Precisamos de uma economia mais internacionalizada e voltada às exportações”, ressaltou o ministro português na abertura do evento. Ele enfatizou os ajustes implementados pelo país na busca para sair da crise e parabenizou as empresas portuguesas que conseguiram fazer as exportações aumentarem 9% no primeiro semestre de 2012.

“44% das importações provenientes de Portugal são destinadas ao Estado de São Paulo”, afirmou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, mostrando o papel de destaque do Estado nas relações comerciais com Portugal. Almeida colocou os serviços gratuitos da agência à disposição dos investidores portugueses, mencionando que a Investe SP já assessorou 33 empresas que anunciaram um total de R$ 12,8 bilhões em investimentos no Estado, gerando mais de 24 mil empregos.

“O Estado de São Paulo tem o maior portfólio do mundo em oportunidades de investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana: R$ 64 bilhões até 2015”, disse o assessor especial do governo de SP para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares, mencionando que Portugal encontra no Estado uma oportunidade única para a internacionalização de sua economia.
Tavares ressaltou que a questão da infraestrutura urbana será o tema do Seminário de Cooperação São Paulo – Portugal, que acontece nesta quarta-feira, 5 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

Durante o evento, a Investe SP assinará um protocolo de cooperação com a Aicep. “Estamos desenvolvendo um intercâmbio entre as duas instituições para que possamos aprender as boas práticas de atração de investimentos da Aicep, assim como a Aicep possa conhecer as boas práticas da Investe SP”, explicou Almeida.

Também participaram da conferência desta terça o presidente da Aicep, Pedro Reis; o presidente da Câmara Portuguesa de São Paulo, Manuel Tavares de Almeida Filho; o assessor econômico da Fecomercio, Fábio Pina; além de representantes das maiores empresas lusas, tais como o CEO da Mota Engil, Jorge Coelho; o presidente da EDP Bandeirante, Miguel Setas; e o presidente da Andrade Gutierrez Energia, Flavio Barra.