13/12/10 11h36

Pöyry e Silviconsult se associam no país

Valor Econômico

A Pöyry, multinacional de origem finlandesa que ocupa posição de destaque no desenvolvimento de projetos para a indústria mundial de celulose e papel, fechou a compra de 60% da Silviconsult, segunda maior empresa brasileira na área de negócios florestais. A transação, cujo valor não foi revelado, resultará na criação da Pöyry Silviconsult Engenharia e reforça a presença da finlandesa no segmento de consultoria florestal no país.

"Mundialmente, a Pöyry é muito forte nesse setor e, agora, passa a ter também um nome forte localmente", explica o presidente da Pöyry Tecnologia, Marcelo Cordaro. Nos últimos quatro anos, o faturamento da Silviconsult cresceu a taxas entre 20% e 30% e deve totalizar R$ 4,5 milhões (US$ 2,7 milhões) em 2010. Para 2011, a expectativa é a de expansão para R$ 5,5 milhões (US$ 3,2 milhões). Somente neste ano, executou 55 projetos de avaliação de ativos florestais, equivalentes a cerca de 850 mil hectares, e fez o inventário de 2,5 milhões de hectares desde 2007.

As tratativas entre as duas empresas ganharam força no último ano, quando foram desenvolvidos uma série de projetos em conjunto, a fim de confirmar a viabilidade do negócio. O contrato definitivo foi assinado em novembro. De acordo com o diretor executivo da Silviconsult, Jefferson Bueno Mendes, há três anos foi definido no plano de negócios da companhia, especializada em planejamento de manejo florestal e inteligência de mercado, que o crescimento no médio prazo passaria pela associação com empresas estrangeiras - gestoras de fundos florestais e produtoras de celulose e papel figuram entre seus principais clientes. "A Pöyry, por sua vez, estava buscando um braço para representá-la na área florestal. Foi um encontro de águas meio natural", conta o executivo, que permanece no mesmo cargo, à frente da Pöyry Silviconsult.

A operação firmada em novembro pela Pöyry faz parte da estratégia de crescimento traçada pela finlandesa para o mercado brasileiro, que prevê a aquisição de ativos. "Vamos continuar trabalhando com grandes projetos, mas de maneira ainda mais envolvida", diz Cordaro. "A ideia é aumentar o papel da Pöyry nos projetos". Presente em todos os projetos de celulose e papel executados no Brasil, a Pöyry havia limitado sua atuação ao setor até 2008. A partir da crise econômica, estabeleceu novas metas para o país e pretende ampliar presença nas áreas de mineração, siderurgia, metalurgia, cimento, fertilizantes, saneamento e meio ambiente, ferrovias e portos, energia e consultoria.