14/08/20 11h53

PPAIS chega a R$ 6 milhões em comercialização e caminha para ter melhor ano da história

Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social faz parte das ações do Cultivando Negócios, do Governo do Estado

Governo do Estado de São Paulo

O Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) fechou o mês de julho batendo recorde de comercialização com vendas de produtos cultivados no campo para o Governo do Estado, ultrapassando a marca de R$ 6 milhões. O PPAIS faz parte das ações do Programa Cultivando Negócios, do Governo de São Paulo, lançado por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

Para se ter uma ideia da importância dos números, até o mês de julho foram 267 chamadas públicas com R$ 6.198.549,68 de comercialização, superando os números do mesmo período do ano passado com R$ 5.861.166,61. Mesmo em tempos de pandemia de COVID-19, o aumento foi de 5,75%.

Segundo o gestor do programa e coordenador regional Noroeste da Fundação Itesp, Clóvis Etto, o ano começou promissor e deve ser concluído com um novo recorde de comercialização. “Estamos num ano atípico e mesmo assim os resultados do PPAIS são expressivos. Caminhamos para mais um recorde”, destacou.

O ano de 2019 registrou o melhor desempenho da história da iniciativa desde sua implantação, em 2012. Foram realizadas mais de 300 chamadas públicas, com uma aplicação orçamentária de mais de R$ 10 milhões. “Em 2020 devemos superar essa marca. É uma conquista importante da Fundação Itesp e dos agricultores familiares de assentamentos e comunidades quilombolas”, concluiu Clóvis.

Campo

De acordo com Marco Silva, que responde pela Diretoria Executiva da Fundação Itesp, o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da instituição é fundamental para que os agricultores familiares produzam no campo e abasteçam as secretarias participantes do programa.

“Nosso trabalho está focado em bater o recorde do programa, ultrapassando os R$ 10 milhões e as 300 chamadas públicas. Demonstra a importância das ações do Fundação Itesp no campo, dando todo o suporte necessário para que os produtores rurais possam comercializar seus produtos para esse importante programa”, disse.

“Gostaria de destacar que a Fundação Itesp trabalha para quem mais precisa e os resultados são frutos de diversas ações que geram renda e emprego no campo”, completou.

Das 267 chamadas públicas realizadas neste ano, 255 foram para as unidades penitenciárias do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária. As outras duas foram para a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Franca e para a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). As chamadas públicas são quadrimestrais e no mês de agosto será encerrada a segunda etapa do ano.

Ação social

O PPAIS fomenta a comercialização da agricultura familiar paulista, e assim possibilita a melhora da qualidade de vida dos que trabalham no campo. No mínimo 30% dos recursos orçamentários destinados pelo Governo do Estado à compra de alimentos são utilizados para a compra direta de produtos da agricultura, in natura e manufaturados, até o limite de R$ 60 mil anuais por família – R$ 30 mil são referentes ao PPAIS Leite e os outros R$ 30 mil, à aquisição dos demais produtos.

O Governo de São Paulo compra frutas, verduras, legumes e outros alimentos utilizados nas refeições em órgãos estaduais como hospitais, escolas e presídios.