28/01/09 10h10

Pré-sal impulsiona hotelaria na área de Santos

DCI - 28/01/2009

Com as recentes descobertas da camada pré-sal pela Petrobras, o turismo de negócios começa a ficar aquecido na Baixada Santista, com a iniciativa privada de olho no Plano de Negócios da estatal, que prevê que até 2013 aplicar na Bacia de Santos cerca de US$ 98,8 bilhões em todo período. Com isso, a "Nova Baixada", marca que vem sendo trabalhada para divulgar o destino Costa da Mata Atlântica - que envolve nove cidades na Região Metropolitana da Baixada Santista -, experimenta movimento contrário a turbulência econômica e vê a aceleração dos aportes em hotelaria, eventos de negócios e construção civil. Apesar das ações de valorização da região na baixa temporada terem começado há três anos, o impulso para acelerar o surgimento de novos empreendimentos veio mesmo este ano .Atentas a esse cenário, redes de hospedagem aceleram suas unidades, como os portugueses da Riviera Group, que erguem em Santos um hotel de mais de R$ 30 milhões (US$ 13 milhões), enquanto a Accor Hospitality, calcula para o final deste ano a inauguração de um complexo com as bandeiras Mercure e Ibis, por cerca de R$ 44 milhões (US$ 19 milhões). Para não ficar atrás, o tradicional Grupo Atlântico, dono do Atlântico Hotel, deve investir R$ 10 milhões (US$ 4.3 milhões) na expansão e melhorias do tradicional prédio. Ao todo, serão mais 1,3 mil leitos, em novos hotéis que começam a abrir a partir deste ano, até 2012. Um quarto projeto está em andamento, em sigilo absoluto dos investidores. O setor de eventos corporativos na baixada também segue a tendência de incremento. "Já percebemos uma movimentação que vai favorecer a realização de eventos ligados ao setor de petróleo e gás. Em 2007, aconteceu o primeiro Santos Off-Shore, que deve se replicar nos próximos anos", analisou Silvana Pompermayer, gerente regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), e também uma das executivas que integra o grupo de profissionais que promovem o Circuito Turístico Costa da Mata Atlântica. Silvana explicou que, além da forte vocação para turismo corporativo voltado as atividades petrolíferas - que acirrou após a abertura unidade de negócios local da Petrobras e circulação dos executivos pela região -, outro setor que apresenta oportunidades para a realização de eventos é o da saúde, seguido da cadeia de produtos e atividades esportivas. Até 2012, já foram captados pelo menos mais oito novos eventos, em sua maioria, dentro da área de saúde.