02/07/15 14h32

Prefeita anuncia nova parceria com a PPG para formação de empreendedores

Projeto desperta novos empresários, e muitos destes grupos acabam se transformando em grandes empresas

Tribuna Liberal - Sumaré

A prefeita de Sumaré, Cristina Garrara, recebeu em seu gabinete nesta quarta-¬feira, 1" de julho, a visita do novo diretor presidente da multinacional PPG para a América do Sul, Mareio Grossmann. O executivo atua a partir da unidade surnareense da PPG Industrial do Brasil em Sumaré, localizada na Área Cura, às margens da Rodovia Anhanguera. Ambos aproveitaram a visita para anunciar uma parceria entre Prefeitura e PPG em um novo projeto de formação de novos empreendedores juvenis na cidade, o Projeto "Mini Empresa".

"Sumaré e a região como um todo são um grande polo de desenvolvimento tecnológico e logístico, que chama a atenção de qualquer empresa de inovação como a PPG. Como pode ser visto a partir dos investimentos recentes da PPG em sua unidade de Sumaré, fica claro nosso compromisso e nossa vontade de colaborar com a cidade e a região. Também queremos continuar atuando 11a comunidade, a empresa quer continuar a fazer a sua parte. Todos têm a ganhar com esse envolvimento da PPG, Prefeitura e comunidade", afirmou Grossmann, adiantando que vai dar continuidade a todos os projetos industriais e sociais em andamento na cidade.

Participaram do encontro o ex¬-diretor geral da empresa no Brasil e América do Sul, o peruano Carlos Santa Cruz (que assume nova função dentro da própria empresa), o diretor de Marketing Corporativo da empresa para a América do Sul, Carlos Thurler, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Tomazin. Cristina desejou boa sorte ao novo diretor presidente da empresa e também agradeceu a parceria do ex titular da função, Carlos Santa Cruz ¬além de garantir a continuidade do apoio do Poder Público Municipal, no que lhe cabe, ao crescimento do parque produtivo de Sumaré, inclusive da PPG.

"Temos este relacionamento institucional muito bom com a PPG e com as demais grandes empresas de Sumaré. Na verdade, é um diferencial de Sumaré (que ficou claro neste ano de crise econômica nacional) a força das nossas empresas, que continuam investindo e crescendo. Muitas pessoas veem para Sumaré em busca de emprego e estão encontrando. Nosso governo trabalha para facilitar a vida do empreendedor privado, de quem vem investir 11a nossa cidade. E a PPG é uma das empresas que mais visitei principalmente porque sempre encontrei lá pessoas simpáticas, atenciosas e abertas a novas parcerias com a cidade", comentou a prefeita.

Projeto

A prefeita conheceu detalhes do novo projeto viabilizado em parceria entre Prefeitura e PPG, e ficou encantada com a proposta. Através do Projeto "Mini Empresa", grupos de alunos do último ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal terão aulas de empreendedorismo e administração de empresas. Ao final, cada grupo terá que organizar todos os aspectos de pequena empresa fictícia. Novos detalhes da iniciativa serão divulgados em breve. "É um projeto muito forte 110 Rio Grande do Sul, onde começou, e que estamos trazendo agora para São Paulo. Desperta muitos novos empresários, e muitos destes grupos acabam se transformando em novas empresas de verdade", explicou o diretor presidente da PPG. "Sem dúvida é um projeto muito bonito e que será muito importante para Sumaré, por trabalhar diretamente com os jovens talentos empresariais da comunidade local", completou Mareio Grossmann.

Investimentos

Recentemente, a PPG inaugurou em Sumaré sua nova unidade de 65 mil metros quadrados para a produção de resinas para revestimentos ("electrocoat"), considerada a mais moderna neste segmento no Brasil. A nova unidade recebeu um investimento de US$ 40 milhões (em torno de R$ 120 milhões) e gerou 40 novos empregos na cidade todos de perfil altamente técnico e especializado. Com alto nível de automação e sustentabilidade, ela tem capacidade para produzir 17 mil toneladas de resinas por ano, para atendimento principalmente da indústria automobilística.