19/06/13 16h50

Prefeituras de 11 municípios participam de capacitação sobre atração de investimentos na Investe SP

Representantes de 10 municípios estiveram presentes e apresentaram suas cidades; Site atualizado, bom atendimento e equipe bilíngue são considerados fundamentais

Representantes das prefeituras de Cruzeiro, Francisco Morato, Garça, Guará, Guaratinguetá, Itapeva, Itupeva, Lorena, Queluz Santana do Parnaíba e Suzano estiveram nesta quarta-feira, 19 de junho, na sede da Investe São Paulo na capital paulista, para participar da 14ª Ação institucional e capacitação para atração de investimentos. Com a participação da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, à qual a Investe SP é vinculada, e da  Agência de Fomento Paulista, a Desenvolve SP, o objetivo era discutir, junto a representantes das prefeituras, as melhores maneiras de atrair novos negócios e atender o investidor.

“A Investe São Paulo trabalha para facilitar a vinda de investimentos para o Estado, mas o papel da prefeitura é fundamental. É no município que o empreendimento se instala, e é da confiança nas estruturas da prefeitura que se baseiam, muitas vezes, as escolhas por local do investimento”, disse o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, na abertura do evento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, enfatizou que a Investe São Paulo é mais uma estrutura que o Estado oferece para atrair investimentos. “Eventos como esse são importantes para que as prefeituras entendam que têm o Governo do Estado como parceiros”, disse.

Também fez parte da cerimônia de abertura do evento o diretor da Desenvolve SP, Julio Thames. “Nosso papel é atual como um BNDES a nível estadual, estabelecendo linhas de crédito que colaborem para o desenvolvimento de municípios e empresas de pequeno e médio porte”, explicou.

Durante a primeira parte do seminário, o Gerente Geral de Relações Institucionais e Internacionais Wilson Soares realizou uma apresentação sobre o papel da Investe SP no apoio aos municípios e as principais ações que devem ser tomadas por prefeituras para atrair e atender bem o investidor.

“As informações fornecidas pela prefeitura e pela Investe São Paulo influenciam muito na tomada de decisão do investidor. Portanto, é fundamental que a administração pública siga as melhores práticas de negócio ao relacionar-se com empresários, adotando o cumprimento de prazos, a confidencialidade, a agilidade nas respostas e a credibilidade das informações”, lembrou Soares.

A apresentação também lembrou alguns aspectos que tornam o município mais atrativo, como um site completo e com informações em inglês além de uma equipe na prefeitura que tenha membros bilíngues e seja capaz de atender prontamente o investidor. O município também pode, junto à Câmara Municipal e sempre dentro do que a legislação permite, criar políticas de incentivo fiscal.

Soares ressaltou ainda que são as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam a assessoria da Investe São Paulo. A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da agência fazem listas de cidades que podem atender a suas necessidades, levando-os inclusive para visitas a terrenos. Assim, quanto mais informação a Investe SP tiver sobre uma cidade, maior a chance de que ela seja incluída nas opções que o investidor leva em conta ao decidir onde instalar seu empreendimento.

Em seguida, Gerente o da Desenvolve SP Nadson Xavier realizou uma palestra sobre as linhas de financiamento disponibilizadas para os municípios. Esses programas oferecem juros diferenciados e foram criados com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de cada um dos 645 municípios. Xavier também explicou que o atendimento da agência é realizado à distância, por meio de acesso ao site www.desenvolvesp.com.br.

Na segunda parte do evento, as prefeituras tiveram a oportunidade de expor seus municípios e suas vocações para a atração de investimentos. Foram apresentadas atividades econômicas de maior destaque, polos industriais, estruturas de apoio ao empresário, universidades, centros tecnológicos, leis de incentivos fiscais e outras características.

Base de dados – O evento desta quarta-feira faz parte de uma ação da Investe São Paulo que começou com o envio de material sobre a agência para os 645 municípios do estado. Esse “kit” continha, além de informações sobre a atuação da Investe SP e sobre boas práticas para a atração de investimentos, um questionário para que cada prefeitura informe a Investe São Paulo sobre suas principais características. O objetivo é aproximar, cada vez mais, a administração municipal da agência paulista, fazendo com que o investidor seja atendido de forma rápida e eficiente.