10/04/13 18h10

Presidente da Investe SP apresenta PPPs paulistas em evento sobre infraestrutura

Brazil Capital Projects & Infrastructure reúne órgãos do governo e empresários em seminário que acontece nos dias 10 e 11 de abril

Dando continuidade ao objetivo de divulgar o portfólio de R$ 60 bilhões em projetos de Parceria Público-Privadas (PPPs) do Estado de São Paulo, o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, participou nesta quarta-feira, 10 de abril do seminário Brazil Capital Projects & Infrastructure Summit 2013. O seminário acontece até quinta-feira, dia 11, no Tivoli Hotel, em São Paulo e reúne agências governamentais e empresas em uma sequência de painéis sobre projetos de infraestrutura no Brasil.

Na apresentação, ele mostrou o portifólio de PPPs e as oportunidades de investimento do Estado. “Antigamente, o processo de associação entre o Estado e as empresas para a realização de PPPs era lento, e muitas vezes, não apareciam interessados. Hoje, a legislação do Estado de São Paulo permite que as próprias empresas apresentem seus projetos de obras públicas, por meio da MIP – Manifestação de Interesse Privado”, explicou Almeida. Por meio da MIP, a empresa faz uma proposta de projeto público, e o vencedor da licitação, a ser contratado, paga pelos estudos realizados.

 Almeida também mostrou as características que levam São Paulo a ser um dos principais destinos dos investimentos realizados no Brasil, como desenvolvimento econômico, capital humano qualificado, infraestrutura urbana e logística, qualidade de vida, entre outros.

O Evento
O seminário Brazil Capital Projects & Infrastructure Summit é realizado pela empresa de eventos Latin Market, e está em sua primeira edição. Tem como principais patrocinadores o escritório de direito internacional Souza, Cescon, Berrieu & Flesch, e a Intralinks Control, que propõe soluções para colaboração virtual entre empresas. 

As palestras são voltadas  especificamente a executivos relacionados a regulamentações, investimentos e desenvolvimento de projetos de infraestrutura de grande escala no Brasil. Os tópicos de discussão envolvem principalmente projetos sobre energia, mineração, transporte, assistência social, telecomunicações e saneamento.