13/06/13 16h06

Presidente da Investe SP detalha as oportunidades de investimento a empresários portugueses

Em evento realizado na capital do Estado, empresários lusos descobrem um outro país dentro do Brasil

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, mostrou a um grupo de empreendedores portugueses porque São Paulo pode ser considerado um novo país a ser descoberto pelos nossos patrícios. O encontro organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP aconteceu neste dia 13 de junho em um hotel na região da Avenida Paulista.

Ao longo da apresentação, Almeida fez um vasto retrato do ambiente de negócios paulista, detalhando características como infraestrutura, mão de obra, pesquisa e tecnologia e mercado consumidor. Mostrou que o Estado tem uma posição privilegiada no cenário econômico brasileiro, e que a agência é a porta de entrada para aqueles que desejam investir no país.

“Nós podemos ajudar pequenas e médias empresas portuguesas que aqui queiram se instalar. Há muitas delas que possuem tecnologia avançada e podem tornar-se fornecedoras das grandes empresas aqui instaladas. Com o apoio da Investe São Paulo, as empresas portuguesas podem encurtar a curva de aprendizado de mercado e assim o processo de instalação de uma fábrica no Brasil torna-se menos oneroso” afirmou Almeida.

O Cônsul geral de Portugal no Brasil, Paulo Lourenço, também participou do evento. “Existe um exagero no noticiário, o tão falado custo Brasil é do mesmo tamanho das oportunidades existentes aqui no país. O interior de São Paulo, por exemplo, tem muitas oportunidades para as empresas portuguesas, e ainda existe uma grande simpatia que facilita a aproximação e realização de negócios” disse.

A importância de São Paulo no ambiente econômico brasileiro ainda foi ressaltada pelo vice-presidente da agência portuguesa de investimentos, Manoel Brandão. “O centro econômico e de negócios do Brasil é São Paulo, a sede da AICEP não poderia estar em outro lugar” destacou ele. Finalizando o evento, ocorreu uma rodada de negócios entre empresários brasileiros e portugueses.