03/09/12 17h21

Presidente da Investe SP participa do Fórum de Sustentabilidade, Energias Alternativas e Eficiência Energética da Abinee

Em evento realizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Almeida representou o governador Geraldo Alckmin

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, destacou o papel vanguardista do Estado de São Paulo em relação às práticas sustentáveis nesta segunda-feira, 3 de setembro, na abertura do Fórum de Sustentabilidade, Energias Alternativas e Eficiência Energética da Abinee. “55% da matriz energética do Estado é renovável”, afirmou Almeida. “Até 2020, o Estado se comprometeu a aumentar esse índice para 69%”, completou.

Na opinião do presidente da Investe SP, para criarmos uma sociedade sustentável, é necessário crescimento econômico, com geração de emprego e renda para a população, juntamente com qualidade de vida. “É preciso termos projetos que sejam tecnicamente, economicamente, ambientalmente e socialmente viáveis”, destacou Almeida. “Temos que buscar uma nova forma de fazer as coisas que fazíamos antes, de maneira mais eficiente, obtendo melhores resultados”, finalizou.

Já o presidente da Abinee, Humberto Barbato, ressaltou o papel da instituição como indutora da sustentabilidade. “A construção de um mundo sustentável requer um novo padrão de consumo. Por isso, é premente o papel de conscientização dos consumidores”, disse Barbato ao abordar a relevância dos consumidores diferenciarem os produtos de empresas que cumprem a legislação ambiental daqueles produzidos por quem não cumpre essas normas.

Outro tema trazido à tona durante a abertura do evento foi a questão das alternativas para a redução e tratamento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos. O diretor de Responsabilidade Socioambiental da Abinee, André Luis Saraiva, mostrou os resultados de uma pesquisa sobre o destino do lixo eletrônico. A maioria dos entrevistados disse que guarda esse lixo (35%); 29% doam; 19% vendem; 7% jogam no lixo comum e 10% citaram respostas que não se encaixam nas demais categorias.

Também estavam presentes na abertura do Fórum o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos. Voltado a empresários, especialistas, profissionais e representantes de entidades relacionados a sustentabilidade e eficiência energética, o Fórum prossegue até a próxima quarta-feira, 5 de setembro, em São Paulo.