18/02/14 18h26

Presidente da Investe SP vai a China em busca de novos investimentos

Presidente da agência, Luciano Almeida, visitará sete cidades onde realizará reuniões e apresentações

Investe São Paulo
Laura Barbosa
Luciano Almeida apresentou as potencialidades do Estado aos representantes de importantes entidades chinesas

 

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, realiza entre os dias 14 e 27 uma missão internacional a China com o objetivo de prospectar novas empresas para o Estado de São Paulo, reforçar parcerias existentes e promover a imagem do Estado como destino de novos investimentos.

No roteiro da missão estão incluídos encontros em embaixada, visitas a sede de cinco empresas e reuniões institucionais com empresários de diversos setores. Há ainda, reuniões com importantes órgãos chineses de atração de investimento que podem auxiliar na compreensão do mercado local e facilitar novos empreendimentos em São Paulo.

“A China foi o quarto país que mais investiu em solo paulista em 2013. Ao todo, 9% dos projetos anunciados pela Investe SP foram de empresas chinesas e é por este motivo que uma visita ao país é essencial”, explicou Almeida.

Na manhã do primeiro dia de atividades, o executivo se encontrou com representantes de duas entidades financeiras da república chinesa, o Mofcom, Ministério de Comércio da República Popular da China representado pelo diretor geral, Xu Ying Zhen, e o conselheiro comercial, Lu Yuzhong, e a CIPA, Agência de Promoções da China, representada pelo diretor, Hu Ruihong.

No evento foram apresentados os principais aspectos positivos de São Paulo para que os órgãos financeiros possam auxiliar na atratividade de novos investidores a fim de estreitar as relações comerciais entre a China e o estado paulista.

No período da tarde, Almeida se reuniu com o embaixador do Brasil em Pequim, Valdemar Carneiro Leão, e empresários dos setores automobilístico, energia renovável, agricultura e serviços, na sede da Embaixada do Brasil em Pequim. Também estiveram presentes representantes do Banco de Tóquio, que já é parceiro da Investe SP.

Durante o encontro, o presidente tirou dúvidas sobre os aspectos tributários do Brasil e os incentivos existentes no Estado de São Paulo para novos investidores, possibilidades de PPPs em infraestrutura, financiamento e apresentou dados das relações comerciais entre Brasil e China.

“Todo ano visitamos a China com o objetivo de apresentar São Paulo como rota de investimento. É interessante ver que os chineses estão se interessando cada vez mais pelo nosso Estado e entendendo melhor nossa legislação e modelo tributário”, disse Almeida.

A missão internacional terá a duração de treze dias e passará pelas cidades de Pequim, Wuhu, Xangai, Zhuhai, Hong Kong, Guilin e Shenzhen.