10/01/14 11h24

Presidente do Ciatec planeja criação de parque tecnológico em Campinas

Galpão será ao lado do CPqD e visa reforçar polo industrial na cidade

Portal G1 - Campinas e Região

O novo presidente da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), Carlos Alberto Lima e Silva, afirmou nesta quinta-feira (9), durante sua posse, que planeja construir um novo parque tecnológico na cidade. Segundo o professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ideia é colocar uma incubadora de pequenas e médias empresas de diversos segmentos para desenvolver o polo industrial na cidade.

Segundo Lima, a Ciatec, que é responsável pelas políticas de ciência e tecnologia em Campinas, vai gerir o parque tecnológico e colocar as empresas nas incubadoras para que, depois de um tempo, elas tenham expansão e se consolidem no mercado. "Ainda não temos a quantidade de empresas que se instalarão no parque, mas vamos construir um grande parque tecnológico para dar apoio a pequenas e médias empresas", disse.

O parque tecnológico será construído ao lado do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) de Campinas, que fica às margens da Rodovia Adhemar de Barros (SP-340). "A ideia é ter um galpão ao lado do CpqD para que a gente possa instalar as empresas. A gente quer que essas incubadoras sejam o primeiro passo para um grande centro empresarial", disse.

O novo presidente do Ciatec ainda disse que não existe um prazo para o parque tecnológico começar a funcionar e também não deu uma estimativa do valor que será gasto do projeto. "Isso é uma iniciativa que acontece em muitos países e queremos provar que Campinas também tem condições de fazer isso".