19/05/25 13h49

Primeira edição do Circular Day reúne gestores públicos, empresas e sociedade civil para incentivar a economia circular em SP

Evento integrou o calendário do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF 2025), que aconteceu em São Paulo na última semana

InvestSP

Sucesso de público, primeira edição do Circular Day, realizada na última sexta-feira (16), reuniu quase 500 pessoas na capital paulista, entre gestores públicos e representantes do setor empresarial e da sociedade civil.

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) e pela InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à SDE), o evento buscou mobilizar os participantes sobre a necessidade de investimentos em economia circular, na busca por métodos de produção e consumo mais limpos e sustentáveis.

O Circular Day integrou o calendário do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF 2025), que aconteceu durante toda a semana passada, na cidade de São Paulo. Durante um dia inteiro, os visitantes puderam participar de debates, palestras e feira de negócios, por exemplo.

Lideranças nacionais e internacionais debateram temas como: políticas públicas, gestão de resíduos, produção de energia renovável, logística reversa e o impacto social da economia circular, que garante renda, por exemplo, a dezenas de milhares de catadores de recicláveis e membros de cooperativas.

Também houve uma mesa redonda com influenciadores digitais para debater o uso das redes sociais para conscientizar o consumidor e incentivar a preferência por produtos sustentáveis – para assistir, clique aqui. Destaque, ainda, para uma seção na qual os participantes puderam, literalmente, colocar a “mão na massa” para analisar resíduos e criar produtos com design circular. No encerramento, um desfile de moda circular demonstrou, na prática, como o reaproveitamento de materiais pode gerar valor para marcas e confecções.

“Já realizamos e apoiamos centenas de ações, como projetos, reuniões e eventos, voltadas para incentivar a economia circular, a geração de energia renovável e a descarbonização”, afirma o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo. “Em um ano no qual São Paulo recebe o Fórum Mundial de Economia Circular e o Brasil sedia a COP-30, é fundamental reafirmar o esforço e o apoio do Estado à economia circular, que será fundamental para que São Paulo atinja sua meta de neutralizar as emissões de carbono até 2050”, completa.

A SDE e a InvestSP oferecem apoio técnico gratuito a empresas e prefeituras que desejam investir em projetos de economia circular. Elas atuam, entre outras coisas, na busca dos melhores locais para a construção de bioindústrias, por exemplo, e na interlocução com órgãos ambientais. SDE e InvestSP ainda firmaram, recentemente, parcerias com o Instituto Nacional da Reciclagem, o Hub de Economia Circular Brasil e o Movimento Circular, para apoiar projetos de economia circular no Estado.

O Circular Day contou com patrocínio de: eureciclo, Ambipar, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Havaianas reCICLO e Estre. E teve como correalizadores: Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), Instituto Brasileiro de Economia Circular (IBEC), Movimento Circular, Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa), Instituto Brasil Eco Fashion, Exchange4Change Brasil (E4CB) e Associação Brasileira de Logística Reversa (Abelore).