14/07/09 10h10

Procura por crédito supera o nível de antes da crise

Valor Econômico

A procura do consumidor por crédito cresceu 4% em junho na comparação com maio e superou os índices do início da crise econômica no Brasil, em outubro de 2008, segundo dados de ontem do Indicador Serasa. Junho representou o quarto mês consecutivo no crescimento da demanda do consumidor por crédito. O resultado reflete, segundo a entidade, que o grau de confiança dos consumidores sobre os rumos da economia tem crescido mês após mês.

De acordo com a Serasa, as condições de crédito para as pessoas físicas, sobretudo em relação a prazos e custos, já se encontram mais favoráveis do que estavam ao início do quarto trimestre de 2008. Apesar desta recuperação dos últimos meses, no acumulado do primeiro semestre de 2009, a demanda do consumidor por crédito registrou recuo de 6,8% ante o mesmo período do ano passado. Na variação anual, junho registrou a menor queda de todo o primeiro semestre (-1,2% sobre junho de 2008).

Em comparação com os patamares que vigoravam antes do agravamento da crise financeira internacional, somente a classe de rendimento pessoal mensal de até R$ 500 (US$ 259,1) encerrou o primeiro semestre em nível inferior ao verificado em outubro de 2008. Para todas as demais camadas sociais, a demanda por crédito já se encontra em nível superior àquele mês. Segundo a Serasa, nesse movimento de recuperação da demanda do consumidor por crédito, caracterizado ao longo do segundo trimestre de 2009, a classe de rendimento mais elevada foi a que registrou a maior variação acumulada no período de abril a junho (+20,1%).