07/05/08 14h51

Produção cresce 6,3% e ritmo da expansão preocupa menos

DCI - 07/05/2008

A produção industrial brasileira cresceu 0,4% em março, em relação a fevereiro, na série com ajuste sazonal, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com março do ano passado, a produção teve expansão de 1,3%. Com o resultado de março, a produção industrial fecha o primeiro trimestre do ano com crescimento de 6,3% em relação ao mesmo trimestre de 2007. No acumulado de 12 meses encerrado em março deste ano, a produção aumentou 6,6%. Os números mostram um "quadro positivo, mas marcado por um menor ritmo de expansão", segundo o IBGE. De acordo com o instituto, a desaceleração da produção industrial em março foi grande, considerando que, em fevereiro, em comparação com igual mês do ano passado, a expansão foi de 9,7%; mas em março, na mesma base de comparação, o crescimento foi de 1,3%. O coordenador de Indústria do IBGE, Sílvio Sales, observou, contudo, que a desaceleração já era relativamente esperada, em parte porque março deste ano teve dois dias úteis a menos que março do ano passado. Além disso, a greve dos auditores fiscais da Receita Federal dificultou a entrada de matérias-primas e componentes importados, prejudicando a produção.