15/04/09 10h29

Produção de aço cresce 4,7% em março

Gazeta Mercantil - 15/04/2009

O setor siderúrgico segue em lenta retomada, mas o nível de atividade nas usinas ainda está aquém do apresentado no primeiro trimestre de 2008. Segundo dados preliminares do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), a produção brasileira de aço bruto em março foi de 1,7 milhão de toneladas, o que representa um aumento de 4,7% na comparação com os dados de fevereiro, quando a produção foi de 1,65 milhão de tone-ladas, 2,3% acima do volume produzido em janeiro. A produção de laminados também cresceu no mês passado ante fevereiro, de 1,13 milhão de toneladas para 1,31 milhão de toneladas, alta de 16,2%.

Da mesma forma, as vendas internas de aço têm mostrado crescimento, ressaltou o IBS, ao informar que foram comercializadas no País 1,2 milhão de toneladas de produtos siderúrgicos, alta de 24,5% sobre o mês anterior, "refletindo um início de recuperação no mercado interno". Em fevereiro, as vendas nacionais apresentaram aumento de 0,8% ante janeiro.

Apesar da relativa recuperação, os números ainda estão bastante inferiores aos registrados no ano passado. A produção de aço bruto do mês passado foi 41,5% menor quando comparada com março de 2008, enquanto a produção de laminados caiu 40,5%, na mesma comparação. Já as vendas caíram 37,9%. No acumulado do ano, a produção do 1 trimestre soma 5 milhões de toneladas de aço bruto e 3,5 milhões de toneladas de laminados, queda de 42,1% e 46,6%, respectivamente, ante igual período de 2008. As vendas do trimestre, de 3,1 milhões de toneladas, indicam decréscimo de 44,4% ante os três primeiros meses do ano passado.