14/03/24 14h19

Produção de Cana-de-Açúcar em São Paulo Atinge Novo Patamar na Safra 2022/23

IEA revela aumento na colheita e produtividade da cana, impulsionados por condições climáticas favoráveis e tratos culturais

Portal do Agronegócio

O Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, divulgou dados revelando um aumento significativo na produção de cana-de-açúcar na safra 2022/23.

Colheita e Produtividade

Segundo o relatório do IEA-Apta, a produção alcançou a marca de 431,11 milhões de toneladas, representando um aumento de 2,46% em relação ao ciclo anterior, que registrou 420,74 milhões de toneladas. Enquanto a área cultivada diminuiu em 2,18%, a produtividade apresentou um aumento notável. A média de produção por hectare atingiu 80,47 toneladas, representando um incremento de 4,75% em comparação com o período anterior, que registrou 76,82 toneladas por hectare.

Condições Favoráveis e Tratos Culturais

O levantamento realizado em novembro de 2023 revelou que o resultado positivo foi impulsionado por condições climáticas favoráveis e práticas agrícolas adequadas. Segundo o IEA-Apta, tais fatores contribuíram significativamente para o desempenho excepcional da cultura da cana destinada à indústria.

Principais Regiões Produtoras

As três regiões que se destacaram na produção foram Barretos, responsável por 7,3% do total colhido, seguida por Orlândia, com 7%, e Ribeirão Preto, com 6,2%. Juntas, essas regiões representaram quase 20% da safra paulista, evidenciando a relevância dessas áreas na produção estadual de cana-de-açúcar.

 

Fonte: https://www.portaldoagronegocio.com.br/agroindustria/setor-sucroalcooleiro/noticias/producao-de-cana-de-acucar-em-sao-paulo-atinge-novo-patamar-na-safra-2022-23