15/08/22 11h51

Produção de grãos sobe 18,6% em SP

Tribuna Ribeirão

A safra paulista de grãos deverá fechar o ciclo com pro­dução de 10,25 milhões de to­neladas, um aumento de 18,6% em relação à safra 2020/21. A área plantada também apre­senta aumento de 3,4%, che­gando a 2,48 milhões de hec­tares semeados. Com isso, a produtividade média indica 4.131 quilos por hectare. 

Conab

Os dados são do 11° Le­vantamento da Safra de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quinta-feira, 11 de agosto. Já a produção brasileira de grãos na safra 2021/22 deve atingir 271,4 milhões de tone­ladas, representando aumento de 6,2%, ou 15,9 milhões de to­neladas, em comparação com o período anterior 2020/21. 

Comparativamente ao es­timado no mês anterior, veri­fica-se uma redução de 0,4%, decorrente, sobretudo, do clima seco nas principais regiões pro­dutoras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Esta­tística (IBGE), a safra agrícola de 2022 deverá totalizar 263,4 milhões de toneladas, alta de 4,0% em relação ao resultado de 2021, o equivalente a 10,2 milhões de toneladas a mais. 

Milho

A cultura mais expressiva no estado de São Paulo é o milho, que deve render 4,32 milhões de toneladas – 32,4% a mais que na safra anterior. Apesar do aumen­to na produção, a área apresentou uma pequena redução (-1,3%), com 873,1 mil hectares plantados. 

No caso do milho, as áreas de sequeiro sofreram com a estia­gem, mas o retorno das chuvas em meados de maio beneficiou o desenvolvimento vegetativo, especialmente as áreas que es­tavam iniciando a fase de enchi­mento de grãos. Também não houve ocorrência de geada nas áreas de milho em maio e junho. 

Apesar da alta incidência da cigarrinha do milho (Dalbulus maidis), que também colabo­rou para a queda da produtivi­dade das lavouras, a colheita do milho de segunda safra já al­cança 58% da área total seme­ada, com uma produtividade média de 4.339 kg/ha, 66,9% maior do que na safra anterior. 

Análise Climática

Em grande parte da Região Sudeste, assim como no Centro­-Oeste, não foram registrados acumulados de chuva, havendo predominância de tempo seco e redução do armazenamento de água no solo, porém estas con­dições também favoreceram os cultivos de segunda safra que se encontram nas fases finais de desenvolvimento. 

Em algumas áreas de São Paulo houve restrição hídrica nos cultivos que se encon­tram em estádios fenológicos mais sensíveis. Já em áreas do sul do estado e litoral da re­gião, mesmo com acumula­dos de chuva observados em torno de 30 milímetros, hou­ve redução dos níveis de água no solo nessas áreas. 

fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/producao-de-graos-sobe-186-em-sp/