27/08/08 13h46

Produção de latas de alumínio cresce 11%

Valor Econômico – 27/08/2008

Os fabricantes de latas de bebidas apresentaram no primeiro semestre deste ano um desempenho acima do esperado. De acordo com dados da Abralatas, as vendas de latinhas cresceram 11,3% de janeiro a junho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2007, somando 6 bilhões de unidades, acima até mesmo do crescimento da produção, que foi de 11,1%, para 6,4 bilhões. O diretor executivo da entidade, Renault de Freitas Castro, afirmou que a previsão inicial da entidade era de crescimento de 8% em relação ao apurado no ano passado, quando as vendas somaram 12,2 mil unidades, alta de 13,5% ante o ano anterior. "Entramos cautelosos para 2008, com expectativa de um pequeno arrefecimento, como reflexo da economia mundial, mas até agora não verificamos isso, pelo contrário, o primeiro semestre veio muito forte, mesmo sendo normalmente um período mais fraco para o setor", disse. Apesar dos sinais positivos, a Abralatas não refez as projeções para o ano, embora admita que até agora não há sinais de desaceleração. "O aumento da renda e a migração de famílias da classe D para a classe C têm elevado o consumo de bebidas e consequentemente, aumentado a demanda por latas", afirmou Rinaldo Lopes, presidente da Crown Embalagens. A empresa, que atualmente tem a capacidade de produção de 2,4 bilhões de latas por ano em sua fábrica de Cabreúva (SP) e 2,8 bilhões de tampas na unidade de Manaus, está investindo US$ 55 milhões na construção de uma nova unidade, em Sergipe, que elevará em cerca de 30% a capacidade da empresa a partir do primeiro trimestre do ano que vem, quando a fábrica começará a operar. A Abralatas ainda não detalhou os dados por segmento da demanda, mas Castro avalia que a Lei Seca pode até ter favorecido as vendas de latas de alumínio. "Talvez a cerveja em lata passou a ser preferida, principalmente para o consumo doméstico, mas ainda não temos confirmação".