18/05/09 10h19

Produção e vendas têm ligeira alta em abril

Valor Econômico - 18/05/2009

As vendas e produção de aço no Brasil registraram avanços em abril sobre o mês anterior, em um possível sinal de recuperação gradual de um setor impactado pela queda no consumo de produtos como automóveis e máquinas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), divulgados na sexta-feira, as vendas de produtos siderúrgicos durante abril no país subiram 2,2% sobre março, para 1,2 milhão de toneladas. Enquanto isso, a produção teve ligeira melhora de 0,1% na mesma comparação, para 1,7 milhão de toneladas. Para o instituto, o desempenho "reflete um início de recuperação no mercado interno".

Mas, no quadrimestre, as vendas de 4,3 milhões de toneladas representam queda de 42,5% com relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a março as grandes siderúrgicas do país amargaram quedas consideráveis de lucro diante do tombo na demanda. A produção de aço laminado em abril no país somou 1,5 milhão de toneladas, alta de 11,5% na comparação com março e queda de 33,8% ante um ano antes.

As exportações em abril somaram 653,4 mil toneladas, num total de US$ 359,7 milhões. O volume exportado foi 22,3% superior a março, enquanto a receita cresceu 7,1%. As importações totalizaram 136,4 mil toneladas, expansão de 16,8% sobre abril de 2008.