31/08/20 13h53

Programa abre inscrições para startups em Rio Preto

Diário da Região

Em 2017, quando a startup rio-pretense Field Control participou da primeira edição do programa Startup SP eram apenas os dois sócios na condução do negócio. Hoje, três anos depois, são 32 funcionários, clientes espalhados pelos Brasil todo, além de um escritório em São Paulo.

"Foi muito importante termos participado. Éramos desenvolvedores de softwares então dávamos muita importância apenas ao produto. Ao participar do programa, pudemos ter uma visão mais global do negócio, olhar com atenção questões como marketing, jurídico, comercial", afirma o diretor Eduardo Santos.

Claro que houve um trabalho intenso da equipe ao longo dos anos para a empresa chegar aonde está, mas as consultorias, as trocas de informações, as mentorias com especialistas e as conexões que aconteceram durante a capacitação com os profissionais das diferentes áreas facilitaram o processo do desenvolvimento empresarial. "Temos clientes no Brasil todo, no México e estamos estruturando a internacionalização da startup", afirmou Eduardo. A Field atua com softwares de gestão para empresas prestadoras de serviços.

Por toda essa experiência é que Eduardo faz questão de indicar que outros empreendedores que tenham startups na região de Rio Preto não percam a chance de participar do processo seletivo do programa Startup SP.

As inscrições estão abertas até dia 13 de setembro e, neste edição, totalmente online em função da pandemia de coronavírus, o foco são startups com soluções focadas nas áreas de saúde, farma e tecnologia da informação e comunicação.

"Além de aproveitar a vocação nessas áreas, há a possibilidade de que Rio Preto comece a figurar como um polo de soluções inovadoras no setor", afirmou Guilherme Mendes, consultor do Sebrae.

Seleção

Dez empresas do ramo serão selecionadas e as inscrições podem ser feitas pelo site startup.sebraesp.com.br. O especialista explica que o ciclo é voltado para o desenvolvimento de startups digitais em estágio de validação do modelo de negócio. "Isso significa startups que já iniciaram suas atividades, concluíram a validação do problema ou mesmo iniciaram o desenvolvimento do produto minimamente viável. O programa é indicado ainda para aquelas que já têm mercado, mas estão com dificuldade em crescer", disse.

O programa conta com três meses de workshops, mentoria e conexão com o ecossistema de startups. Desenvolvido pelo Sebrae-SP em conjunto com Parque Tecnológico, Apeti, APL Farma, Acirp, Movimento Startups Rio Preto, já capacitou 30 startups na região e 600 no Estado de São Paulo.

Depois das inscrições, uma banca avaliadora vai selecionar 20 startups, que participarão de uma banca de pitch para apresentar sua solução. Os critérios de seleção incluem uma avaliação do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado e da solução proposta. As dez melhores serão selecionadas para o programa.

 

https://www.diariodaregiao.com.br/economia/2020/08/1204597-programa-abre-inscricoes-para-startups-em-rio-preto.html