16/05/22 13h13

Programa de aceleração de startups abre inscrições em Rio Preto

Health Me Up, programa de aceleração de startups da área da saúde, está com inscrições abertas para o segundo ciclo; objetivo é buscar soluções, por meio de negócios, para problemas comuns à saúde

Diário da Região

Programa de aceleração de startups da área da saúde, o Health Me Up está com o período de inscrições abertas para o segundo ciclo. A iniciativa, realizada por cinco empresas da área de saúde de Rio Preto, tem o objetivo de incentivar ideias inovadoras e criar um ambiente favorável para que empreendedores talentosos encontrem recursos necessários para desenvolver seus negócios. O programa também busca lidar com problemas comuns enfrentados na área de saúde e que tenham impacto na saúde regional. 

O primeiro ciclo, realizado no ano passado, contou com 135 startups inscritas de diferentes partes do País. Dos 30 entrevistados, sete foram selecionados para o programa de aceleração com duração de quatro meses e que contou com capacitações e mentorias. 

Durante esse processo, os empreendedores tiveram acesso a ferramentas para aprimorar seus modelos de negócios, melhorar as estratégias para aquisição de novos clientes e estruturar processos de venda e crescimento, entre outros, com o objetivo de facilitar o acesso dos produtos ao mercado da saúde. 

“São todas startups que já vinham com um bom direcionamento, mas elas amadureceram bastante os seus produtos e algumas delas já começaram inclusive a faturar com alguns clientes ou estão com produtos em testes”, afirmou Kelvin Kaiser, diretor do Grupo Cene. “Classificamos esse primeiro ciclo como um sucesso e já imaginamos o segundo ciclo com um leque de empresas ainda maior”. 

O primeiro ciclo contou com startups de estados como Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo – sendo uma de Rio Preto – em diferentes estágios de maturidade, mas que apresentaram que apresentaram ideias inovadoras e de qualidade, afirmou Marcelo Lorencin, CEO e Fundador da Shift. “Ficamos impressionados com a qualidade das startups e dos empreendedores selecionados. Eles estão endereçando problemas relevantes da saúde, com soluções elegantes, algumas delas com perfil bastante técnico, científico”. 

Fernando Paiva, diretor-executivo do Ultra-X destacou que um dos principais objetivos do Health me Up é trazer tecnologia e inovação para Rio Preto. “Tivemos startups com excelentes ideias e percebemos que a aceleração auxilia para que cheguem ao mercado melhor estruturadas e prontas a responder às expectativas de crescimento dos investidores”. 

Vinicius Ladeia Semenzim, coordenador de desenvolvimento da Braile Biomédica, avalia o primeiro ciclo como positivo e que o programa auxiliará a colocar Rio Preto como um centro referência em saúde. “De uma forma geral, acreditamos que para um primeiro ciclo, o resultado geral é satisfatório”. 

“Esperamos que o programa nos ajude a encontrar soluções para os nossos desafios neste ecossistema e melhorar ainda mais os nossos serviços para os clientes, cooperados, colaboradores e prestadores de serviços”, destacou Sergio Maciel, diretor geral da Unimed Rio Preto. 

Além das realizadoras Braile Biomédica, Grupo Cene, Shift, Unimed Rio Preto e Ultra-X Medicina Diagnóstica, o programa conta com o apoio do Parque Tecnológico, da Prefeitura de Rio Preto e da Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti) de Rio Preto. 

Inscrições

Para participar do programa, os empreendedores precisam estar desenvolvendo uma solução na área da saúde, possuir disponibilidade e tempo para se dedicar ao negócio, além de competências necessárias para o desenvolvimento do projeto. 

As inscrições para o 2º ciclo encerram no dia 22 de maio. 

Para se inscrever é necessário acessar o site www.healthmeup.com.br 

Empresas já negociam

Durante o programa de aceleramento, as startups apresentam os seus projetos para uma banca de investidores, que avaliaram o potencial de cada solução. O objetivo era de fazer a proposta evoluir para uma negociação. Segundo as empresas realizadoras do programa, alguns acordo já estão em andamento. 

“Encontramos algumas sinergias com as soluções apresentadas e estamos fazendo reuniões com as startups para alinhar as expectativas e o desenvolvimento dos projetos, mas sem investimento direto no momento”, avaliou Sergio Maciel, diretor geral da Unimed Rio Preto. 

Coordenador de desenvolvimento da Braile Biomédica, Vinicius Ladeia Semenzim diz que a empresa identificou possibilidades de negócios e parcerias com pelo menos três empreendedores. “Neste momento, estamos elaborando os modelos de colaboração, parceria ou investimento com as Startups”. 

O Grupo Cene já fechou acordo com a Salvus, startup de Recife especializada em softwares, aplicativo, sistema, dispositivos e equipamentos médicos para gestão do homecare, hospital e operadora. Diretor do Grupo Cene, Kelvin Kaiser disse que a aproximação foi realizada durante o programa de aceleração. “Identificamos uma sinergia muito grande, tanto que ela acabou entrando dentro do nosso portfólio de produtos”. 

“Estamos em conversas avançadas com três empresas aceleradas e discutindo possíveis investimentos não apenas financeiro, mas compartilhando nossa visão de mercado e de gestão”, avaliou Fernando Paiva, diretor-executivo do Ultra-X. (FN) 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/programa-de-acelerac-o-de-startups-abre-inscric-es-em-rio-preto-1.968660